segunda-feira, 31 de março de 2008

Recado de Fernando Barbosa



Fernando Barbosa, o fotógrafo poeta, ator e autor teatral, comunica-nos seu enlace , pelo que enviamos nossos votos de felicidades .Parabéns .
Ele comenta de uma chuva de poesias em 1985.
Bom registrarmos o precedente,pois as normas municipais aqui em Belo Horizonte, segundo a Poeta que gentilmente se oferecera para conseguir essa parte,travaram a realização plena.
No entanto, permanece a metáfora, pois relamente, "choveu poesia",embora não de tão alto...
Fernando criou banners para usarmos durante o período de organização, com a solidariedade de sempre.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes.


Espaço Cultural Casa do Fernando
para clevane

mostrar detalhes
00:14 (12 minutos atrás)




Olá Clevane!

Mais uma vez parabéns por tudo e por toda essa mobilização incansável que todos vocês
realizaram pela Poesia e pela Paz.

É gratificante quando não medimos esforços para fazer história, num mundo onde a maioria das pessoas só sabem criticar.
Ainda sim vocês acenderam uma vela mostrando aos demais o que pessoas criativas e dedicadas a sua arte podem fazer pela cultura e pelo seu povo.

"Sonho que se sonha sozinho, é só um sonho.
Sonho que se sonha junto é realidade"

Os sonhos não envelhecessem e isso é uma das poucas coisas que ainda me mantém acreditando que não há noite tão longa que não encontre o dia.

Você me fez inclusive lembrar que em 1982... quando trabalhava no jornal o Cometa Itabirano, fomos matéria na Revista Veja... quando Carlos Drummond de Andrade completou 80 anos.
Nessa ocasião eu dei a idéia de virmos aqui em BH e alugamos um teco teco aqui no extinto Aeroporto do Carlos Prates e fizemos sim chover literalmente poesia de Drummond no céu de Itabira em homenagem ao poeta... causando assim repercussão nacional.

Foi um inesquecível momento e que com certeza vocês conseguiram
ainda agendar essa idéia para o próximo Poesia e Paz.

Por incrível que pareça dia 22 de março eu me casei com uma
garota m a r a v i l h o s a , muito responsável e que é uma missionária, entre outra atividade profissional que desenvolve.
Apesar de muito nova já desponta sinais de uma vida brilhante em se tratando de estarmos agora pensando em ajustarmos nossas vidas e quem sabe ir para a África e lá prestar nossa solidariedade a um povo que ainda entre outras necessidades, necessitam de muito carinho e afeto.

Em outro momento te falarei mais sobre meu casamento, mas o que sei é que estou renunciando a muita coisa que estava realmente me fazendo esquecer de mim e dos meus verdadeiros ideais, mas que agora já passo a me sentir renovado e sinto sim que ainda tenho muito o que aprender, a desenvolver e a levar informações a populações mais carentes... afinal... o Brasil é muito grande e pretendo agora sair um pouco desse circuito de Belo Horizonte, afinal... nada como respirar novos ares e voltar renovado se essa for a vontade de Deus.

Estou em estado de graça com essa nova fase, com essa garota que realmente só a encontrava nos versos do Gibran, mas que se tornou uma realidade em minha vida.

Agradeço profundamente a todos em especial a você Clevane Pessoa e a Andreia Donadon que sempre estão me estimulando por citarem o meu nome e o nome do Espaço Cultural Casa do Fernando... que esta aqui sendo ocupado pela Cia Forte de Teatro e que antes de viajar irei sim comemorar o nosso 5º Aniversário e disso eu não abro mão mesmo.

Tudo de bom!

Saúde Paz Poesia e mais uma vez os
meus sinceros parabéns e muito obrigado por tudo.


" Reflito muito e de modo especial, pela minha singularidade.
Sou um ser humano verdadeiro, simples, afetivo, solidário,
ético e, dessa forma, profundamente comprometido
com o outro, sejam pessoas ou povos,
próximos ou anônimos. "

Abraços,

Fernando Barbosa e Silva


clevane pessoa dearaújolopes escreveu:
- Mostrar texto das mensagens anteriores -

http://poetaspoesiaepaz.blogspot.com/

Segunda-feira, 31 de Março de 2008
POETAS PELA PAZ E PELA POESIA ( I )

PAZ E POESIA

Foi emocionante constatar a verdade dos versos de Raul Seixas:

"Sonho que se sonha sozinho, é só um sonho.
Sonho que se sonha junto é realidade"

Os poetas de Belo Horizonte agregaram à sementinha de minha idéia de celebrar a PAZ com poemas e origamis (*), novas idéias e o totem poético foi crescendo,Claudio Márcio Barbosa,além pensar numa "Chuva de Poesia"pensou na distribuição de livros embrulhados para presente, que seriam doados aos artesão e artistas da feira de artesanato, da Av.Afonso Pena.Pois março, além de celebrar a mulher e a poesia, também festeja o artesão.

Marco Llobus sugeriu que os poetas subissem a Rua da Bahia.Pensamos num sarau aberto, outras sugestões, reuniões, trabalho em comum, de Bilás Bernardes e eu que fomos à Fundação Municipal de Cultura solicitar espaço para o recolhimento de livros , a Ângela Togeiro, que solicitava livros às Poetas das academias das quais faz parte, a Brenda Marques, embora às vésperas de uma performance na Lagoa do nado em homengem às mulheres,de um concurso na Assembléia, a Silvia Araújo Motta, que queria faixas e ficara encarregada de obter licença para o sobrevôo de um helicóptero, mas esbarrou nos entraves burocráticos, na leis, a Tânia, filha de Bilá, que abriu um e-mail de grupo, para recebermos os poemas e nos comunicarmos mais especificamente, a Leo Santana que filmou tudo no dia e doou dezenas e dezenas de seus livros de poesia.Marco Llobus fotografou.Este, diagramou os poemas de quatro em quatro.Trabalhou além do prazo.

Cento e cinquenta e dois poetas do Brasil e do Mundo mandaram dois poemas,
Um de cada foi impresso.Espermaos colocar dois na antologia histórica.
mandava-me para revisá-los.Depois de tudo pronto, a gráfica pediu os poemas diagramados um a um.Nova formatação e revisão.Agregados à emoção de ir abrindo os e-mails e descobrindo poemas e poetas, de todos os gêneros poéticos.Homenageei a trova-onde comecei a poetizar a vida e completei com um haikai.Llobus homenageou D.Joana Guiga, que há dias, completara seu tempo aqui na Terra...


Semana de agenda cheia, a casa brecha de tempos, postarei alguns dos poemas e seus autores.
Alguns, por motivos de força maior, não estiveram em todas as reuniões,mas tivemos Rosa Negra, Marcia Cristina Simões,Zé Ênio (do UNIAC), Ricardo Evangelista ,coordenador dos saraus de poesia da Lagoa do Nado(Centro de Cultura),que doou páginas de poemas do seu "Embornal de Sons",que ele chama de "refugo da gráfica", na verdade, um luxo.

Claudio Márcio recolheu os poemas,fizemos um mutirão, onde Juan Fiorini agregou-se a Ana Alcântara e nós (Claudio, Ângela Togeiro, que catalogou os livros doados por título e autor,Léo, Ênio,Bilá, para embalar os livros.Claudio havia nos mostrado - contentes ficamos - o alvará para a ação na feira de artesanto, devidamente carimbada, assinada e selada.Silvia Motta, depois de enfrentar maratona burocrática,
mostrou seu desapontamento porque tinha vontade de colocar faixa e obter a autorização para o helicóptero sobrevoar a feira.
No entanto, a metáfora, aconteceria, conforme aconteceu.
Maravilhosa distribuição :PAZ e POESIA...

Vários poetas reuniram-se desde as 9h, no antigo abrigo de bondes (esquina da Av.Afonso Pena com Rua da Bahia_: Claudio Márcio Barbosa, Graça Campos,Wagner Torres e a filha Luana Dandara, Bilá Bernardes e a filha Tânia, Rogério Salgado e Virgilene Araújo, Heleide, Almira, Regina Mello,Marco Llobus,Maurício,Terezinha Romão,Ana Alcântara,Marco Aurélio Lisboa, Ricardo Evangelista e Sueli Silva, Neuza Maria Ladeira,Juan Fiorini, Ângela Togeiro e eu, depois chegaram outros, Tânia Diniz e a filha poeta Carol...Vou listar todos e depois publicarei a lista completa.

A foto , depois que os poetas escreveram versos uns nos outros.
Segundo Claudio Márcio, o ,momemto mais bonito.
Eu gostei muito de conversar com os artesãos e artistas.Pedi que cada um dos participantes, me mande sua impressão, para colocar aqui.

PAZ e POESIA:

30032008- uma data histórica para os poetas...E vamos repetír a CHUVA DE POESIA.Metáfora de número e emoção.Ou, quem sabe, um dia, uma chuva do alto?

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora regional do InBRasCI em BH/MG

Agradecimentos especiais aos parceiros e divulgadores, devidamente constantes no versos dos poemas e, em especial, à Gráfica editora O LUTADOR que imprimiu em papel couché nossos filhos em versos.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes ( * )
Embaixadora Universal da Paz (Cercle des Les Embassadeurs de la paix,-Genebra, Suiça)
Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte

Poeta del Mundo Z-C em BH/MG

Patrona da AVSPE

Delegada Da ALPAS XXI, por MG e Bahia.

Membro da Academia de Trovas do RN desde 1968

Membro da Academia Dorense de Letras

Representante em MG do Movimento Cultural aBrace /Uruguai Brasil

( * ) A menção de algumas entidades às quais pertenço, são em homenagem e agradecimento .











Postado por Clevane Pessoa e Outras pessoas às 16:15 0





Visite!
http://fernandobarbosaesilva.arteblog.com.br
http://fbarbosaesilva.multiply.com
http://fernandobarbosa.slide.com
Fernando Barbosa e Silva
Repórter Fotográfico
Belo Horizonte-MG

Nenhum comentário: