segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sobre a VOZ DO ESCRITOR-UBE-Pernambuco




Foto:a pernambucana Eliane Velozo (*), entre as artistas Iara Abreu e Regina Mello, durante o evento no Palácio da Artes (em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Brasil),de lançamento do ORIGINAL-Livro de Artistas-, em 02/07/2008, do qual também participei.Eliane é fotógrafa habilidosa e faz belíssimas fotos artísticas em preto e branco, com delicada dramaticidade entre a sombra e a luz.Por sua Poesia simbiótica com a arte fotográfica, Eliane integrará nosso livro-álbum POIETISAS (*) e também as outras artistas, Iara (poesia visual)e Regina.


O presidente da UBE/PE, escritor Alexandre santos, envia-me o excelente notíciário A VOZ DO ESCRITOR.

Confiram esses flashs:

Da Agenda:

"14 de julho. Palestra de Adriano Araújo sobre Direito Autoral Debate na livraria Saraiva, no Shopping Recife.

25 de julho. Comemoração do Dia do Escritor, no Gabinete Português de Leitura, com lançamento de livros dos escritores Waldênio Porto, Alexandre Santos, Vital Corrêa de Araújo, Esmeralda Camacho e Carlos Cavalcanti.

28 de julho. Continuação do debate sobre os museus em Pernambuco, com Célia Labanca, Margot Monteiro e Betânia Corrêa de Araújo, na livraria Cultura, no Paço Alfândega."

COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR:(25/07)

UBE comemora Dia do Escritor com palestra de Antônio Campos
Em 25 de julho, a UBE vai comemorar a passagem do Dia do Escritor em grande estilo no salão do Gabinete Português de Leitura, na região central do Recife. Na ocasião, após abertura pelo anfitrião Vicente Miranda e discursos do poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, em homenagem aos escritores, e do romancista Alexandre Santos, que fará a apresentação da Câmara de Sustentabilidade e Responsabilidade Cultural, o acadêmico Antônio Campos falará sobre o futuro do livro. Além do lançamento de livros dos escritores Waldênio Porto, Carlos Cavalcanti, Esmeralda Camacho, Vital Corrêa de Araújo e Alexandre Santos, serão entregues diplomas de 'Amigo do Escritor' a diversas personalidades, entre as quais Eduardo Monteiro, Jô Mazarollo, Joezil Barros, Ivanildo Sampaio, Evaldo Costa, Cussy de Almeida, José Paulo Cavalcanti, Ricardo Leitão, Jones Figueiredo, Francisco Brennand, Paulo Oliva, Tarcísio Pereira e Daniel Coelho."

Outras notícias:

Cultura e a Arte em Pernambuco


Célia Labanca e Margot Monteiro voltam a falar sobre os museus pernambucanos no âmbito do projeto 'A ficção e a arte em Pernambuco'
Dando continuidade ao vivo debate ocorrido em 30 de junho, as diretoras Célia Labanca, do Museu de Arte Contemporânea, e Margot Monteiro, do Museu do Estado de Pernambuco, voltarão a falar sobre os museus de Pernambuco no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, em 28 de julho."


"SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.
Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:
28 de JULHO: Célia Labanca, Margot Monteiro.
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO: Reinaldo de Oliveira
24 de NOVEMBRO: Evaristo Filho
15 de DEZEMBRO


"Olímpio Bonald Neto assume presidência da Academia do Nordeste
O poeta Olímpio Bonald Neto assumiu a presidência da Academia de Letras e Artes do Nordeste em substituição ao romancista Alexandre Santos, que precisou se licenciar para concorrer à Câmara dos Vereadores do Recife. Entre os desafios de Olímpio estão a preparação da revista 'Letras e Artes', a confecção do 'Relatório dos 30 anos', que conta a história da entidade, a revisão do Estatuto e os preparativos para o III Encontro Regional."


"Estão abertas as inscrições para Concurso Fotográfico do Clube de Engenharia de Pernambuco
Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico 'Menção Hércules Florence', lançado por ocasião dos festejos comemorativos dos 89 anos de fundação do Clube de Engenharia de Pernambuco. Este ano, o tema do concurso é 'dignidade'. Clique aqui e conheça o regulamento do concurso fotográfico 'Menção Hercules Florense'."

(*)E envio uma informação:

A fotógrafa-poeta Eliane Veloso, autora de TEMPOS de TEMPO, onde a palavra poética legenda as belos fotos em preto e branco,
é pernambucana e sua irmã pertence ao grupo da UBE em Recife.

Depois de uma gestação mental/espiritual e afetiva poderosa, Eliane foi à África em busca de ra[izes, fotografou belamente e o resultado,chama-se Sonho Branco.No dia 29 de julho, embarca para o Texas, onde fará uma exposição solo.

Em breve postarei fotos e a entrevista que farei amanhã, com ela , sobre o White Dream.

Leio no Jornal Voz do Escritor, ainda sobre Roberval e Cleonice Veloso, e penso que até poderão ser parentes, uma vez que o velozo é com "z".Vou indagar (Clevane Pessoa)


"Quarta às Quatro recebe visita de Cristiano Jerônimo

Na 4ª feira passada, dia 09 de julho, por ocasião da 260ª sessão do projeto Quarta às Quatro com a presença de 32 escritores, a UBE recebeu a visita do músico Roberval Velozo, irmão de Marta e Cleonice Velozo, que veio encaminhado pelo companheiro Paulo Violas.
SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

>>**<<

Voltando à UBE, informamos o empenho em interessantes camanhas, com destaque em azul no jornal mensal, sob o título geral ESPALHE ESSTA IDÉIA-com o que concordamos:

"Espalhe esta idéia

"COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS."

e ainda

Espalhe esta idéia

"Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU"

>>**<<

Mais notícias :

Biblioteca Multicultural lança Nascedouro Poético

No último sábado, dia 12 de julho, em concorrido evento, a Biblioteca Multicultural Nascedouro realizou o I Nascedouro Poético, reunindo poetas de Peixinhos. O Nascedouro Poético é um recital de poesia cujo objetivo é difundir e incentivar a produção poética através do intercâmbio entre poetas, grupos de poesia e eventos literários da região.

RECITATA:

Abertas inscrições para a 3ª Recitata

"A inscrição para a 3ª Recitata, que integra a programação do Festival Recifense de Literatura, vai até o dia 10 de agosto. Recitata – abreviação de Recife em Cantata - é uma espécie de torneio poético com objetivo de divulgar os poetas da cidade e a oralidade de suas poesias. A 3ª Recitata acontecerá entre os dias 28 e 31 de agosto no Recife Antigo."


E ainda links, dos quais muitos são de amigos nossos, realmente divulgadores culturais, o que semre merece nosso aplauso:

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

A AGENDA de Everi Carrara está em http://telescopio.vze.com.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet(...)

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.
Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.
Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br. "


Aproveito e agradeço sobremaneira ao engenheiro Alexandre Santos-autor de O FAROL_, já entrevistado por nós,o regular envio de A voz do ESCRITOR, desta feita, o número de 13/07.Com raízes nordestinas-tenho família e amigos em vários Estados-é sempre um imensurável prazer abrir o pacote de eventos e pessoas das Artes, das Letras e dos Museus.

Sou do MUNAP (Museu nacional de Poesia, dirigido por Regina Mello, poeta e artista plástica,-e assuntos referentes aos museus muito me interessam.Ontem mesmo, nos reunimos no espaço dentro do Parque Municipal, em Belo Horizonte (Praça dos Fundadores),para o evento SEMENTES DE POESIA, no qual até as crianças presentes e os que passavam, leram poemas, além dos poetas convidados .Entre os versos que eu disse, fiz questão de dizer tovas, para homenagear meu avô paraibano e trovador, Luiz Máximo de Araújo,que me ensinou a metrificálas quando eu era menininha, numa prazerosa atividade lúdica.

Prometo divulgar aqui novas notícias, as que chegarem, para a UBT/PE.
.

Prometo divulgar aqui novas notícias, as que chegarem, para a UBT/PE.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Poeta Honoris causa pelo CBLP

Dietora Regional do INBRASCI em Belo Horizonte, pela Diretoria em MG, com sede na Cidade de Mariana, MG e Governadora Andréia Donadon (a artista plástica Déia Leal)

(*) POIETISAS é um projeto aprovado plea Municipal de Incentivo à Cultura,.O fotografo e poeta marco llobs e eu, estamos a pleno vapor, na realização das entrevistas (onde conversos sobre a parte intimista e vocacional das mulheres que fazem poesia e ele, o olhar sobre a cidade delas parae e por uma Belo Horizonte capaz de produzir impressões na alma feminina.

Nenhum comentário: