terça-feira, 8 de julho de 2008

Associação Cultural Vídeo Brasil convida

08.07.08

Inscrições abertas


+ O Programa de Apoio à Produção e Investigação em Arte e Novos Meios do Centro Nacional das Artes mexicano está oferecendo 200 mil pesos para o desenvolvimento de projetos reflexivos sobre a relação arte-tecnologia e trabalhos de videoarte, arte sonora, net art, instalação, performance e outros. As inscrições estão abertas até 4.7.


+ Até 10.7, o centro alemão Künstlerhäuser, em Worpswede, recebe projetos de artistas interessados em concorrer a residências nos campos de pintura, escultura, artes gráficas, design, arquitetura, fotografia e arte sonora. As residências duram até seis meses. Desde a década de 1970, o Künstlerhäuser recebeu quatrocentos artistas de mais de 35 países.


+ O Concurso DOCTV IV vai selecionar seis projetos de documentário que “proponham uma visão original a partir de processos contemporâneos no Estado da Bahia”. Inscrições abertas até 11.7.


+ O festival itinerante onedotzero vai selecionar trabalhos inovadores de imagem em movimento para seu programa 2008/09. O tema da edição é a vida na cidade contemporânea. Animação, clip, grafite e performance estão entre os gêneros previstos. Inscrições até 18.7.


+ A segunda edição do Festival Cinema com Farinha – Festival Audiovisual do Sertão Paraibano, que acontece de 28 a 30.8 em Patos (PB), aceita inscrições nas categorias documental e ficção até 1.8.


+ O Festival de Arte e Cultura Digital de Berlim, Transmediale.09, e o Club Transmediale.09 - Structures, que reúne projetos experimentais de música e artes visuais, aceitam até 5.9 inscrições de trabalhos artísticos e teóricos. Os festivais acontecem em janeiro de 2009.


+ A primeira Bienal Online de Arte Contemporânea aceita inscrições. As obras selecionadas ficarão em exibição até 2009 no site Artoteque.com. A mostra prevê um Grande Prêmio de 4.490,00 euros.





08.07.08

Minas debate Videobrasil

O 40º Festival de Inverno da UFMG , que acontece de 14 a 18.7 em Diamantina (MG), exibe os programas Itinerância Videobrasil 2008-2009 (14.7, às 19h30) e Videobrasil 1983-2007 – Retrospectiva Premiados (15 a 18.7, sempre às 19h30).

No dia 14.7, após a exibição da Itinerância, o curador Eduardo de Jesus, que integra o conselho de programação do Videobrasil, participa com o artista Eustáquio Neves da mesa-redonda O vídeo no Brasil visto no Videobrasil.

A mediação é de Rodrigo Minelli. Exibições e debate acontecem no Auditório da Casa da Glória.


Videoarte em Lima

Com uma curadoria assinada por Solange Farkas, o Videobrasil participa do Festival Ibero-americano de Videoarte, que acontece em Lima de 14 a 18.7.

O programa Narrativas Emergentes reúne sete obras de artistas brasileiros selecionadas para o 16o Videobrasil: José Vicente, de Marco Del Fiol; Várzea, do Estúdio BijaRi e Ricardo Iazzetta; ...Feito poeira ao vento..., de Dirceu Maués; Copérnico I: Paisagem com figura, de Daniel Augusto e Eduardo Climachauska; Abismo virtual, de Eustáquio Neves; Filme de foda, de Wagner Morales; e Antonio pode, de Ivan Morales Jr.

Elas compõem um panorama de experiências recentes com a narrativa.



+ O fotógrafo e curador Shahidul Alam, de Bangladesh, registrou passagens do 11º encontro da rede de trabalho Prince Claus Fund Network, realizado em junho no Senegal, em seu blog.

A diretora-executiva da Associação Cultural Videobrasil, Ana Pato, representou a organização no encontro, que reuniu instituições da Argentina, Bolívia, Camboja, China, Quênia, Líbano, México, Tanzânia, Reino Unido, Alemanha e Holanda. Clique aqui para ver as imagens.







08.07.08

Chelpa Ferro no novo VCA


O grupo Chelpa Ferro é tema do próximo documentário da Videobrasil Coleção de Autores, que terá direção de Carlos Nader. As gravações começam dia 18.7 no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, onde os artistas Barrão, Luiz Zerbini e Sergio Mekler, do Chelpa Ferro, montam sua instalação Jungle Jam.

Com motores que giram sacos plásticos numa sinfonia de ritmos pré-programados, a instalação já passou por Liverpool e pelo CCBB do Rio de Janeiro, e é uma das dez obras da mostra Jardim Elétrico, que fica na Galeria Vermelho, São Paulo, até o dia 5.7.

Banda performática e matriz de objetos, esculturas e instalações sonoros, o Chelpa Ferro esteve nas bienais de Veneza (2005) e de São Paulo (2004). Seus projetos “atacam a plasticidade do som em toda sua escala”, nas palavras do crítico e curador Agnaldo Farias.

Resultado da parceria do Videobrasil com o SESC São Paulo, o sexto documentário da VCA será lançado em 2009.

Itinerância na
Austrália

Solange Farkas, curadora da Associação Cultural Videobrasil e diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia, viajou em junho pela Austrália e Nova Zelândia para apresentar a Itinerância Videobrasil 2008-2009 no Sydney Film Festival e em centros de mídia em Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide e Auckland.

Em Sydney, participou da mesa-redonda Art/Cinema, com curadores e críticos australianos, além de David Cranswick, diretor do d/Lux/MediaArts.

A Itinerância é uma realização da Associação Cultural Videobrasil e do SESC São Paulo, com patrocínio da Petrobras. Reúne trabalhos premiados no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil, entre escolhas do júri e do Programa Videobrasil de Residências.

A Itinerância foi lançada em abril e já viajou por mais de vinte cidades brasileiras, além de Barcelona e Buenos Aires. Em julho, passa pelo Cine Rancho durante o Festival de Arte Serrinha em Bragança Paulista (18 e 19.7) e pela unidade do SESC São Paulo em Araraquara (16 e 17.7).

Instituições e pessoas interessadas em exibir a Itinerância Videobrasil 2008-2009 devem escrever para o email info@videobrasil.org.br.


+ Veja o trailer do programa




08.07.08

BijaRi: Dossier e Encontros


A publicação online FF>>Dossier, que reúne conteúdos exclusivos sobre artistas do sul, volta à periodicidade mensal, com uma série de edições que enfocam os artistas premiados no 16º Videobrasil (São Paulo, 2007).

No ar, o primeiro Dossier da série tem como tema o coletivo paulistano BijaRi, que se dedica desde 1996 a criar projetos de intervenção urbana usando linguagens do design gráfico à videodança.

No dia 11 de julho, às 20h30, artistas do coletivo estarão nos Encontros SESC_Videobrasil, no SESC Avenida Paulista, para exibir registros de suas principais ações e conversar com o público.

Os Encontros acontecem na videoteca do SESC Avenida Paulista, que abriga o Acervo Videobrasil no SESC, com quatrocentos vídeos disponíveis para o público.

Com reportagem e textos de Denise Mota, a série Dossier Premiados se estende até 2009.

Além do BijaRi, dedica edições aos artistas Marcello Mercado (Argentina), Nicolás Testoni (Argentina), Caetano Dias (Brasil), Danillo Barata (Brasil), Eustáquio Neves (Brasil), Ayrson Heráclito (Brasil), Dan Halter (Zimbábue), Alexandra e David Beesley (Austrália), Mounira Al Sohl (Líbano) e Jamsen Law (China/Hong Kong).

Nenhum comentário: