sábado, 26 de julho de 2008
Dia do escritor-Vânia Diniz
Imagens>Vânia Diniz, Drummond lendo,, manuscrito de Mário de Sá Carneiro (PT),Leila Miccolis,um manuscrito medieval,o jovem autor Bruno Grossimautografando,os autores aldravistas e eu, na Câmara Municipal de Belo Horizonte ,quando recebi o Colar de Mérito, tendo por patono Oscar Niemeyer, que completou cem anos na data.Apenas ,além da vontade de registrar, uma pequeniníssima representação do sagrado ofício de escrever para iustrar o texto da autora...
Dia do Escritor
Vânia Moreira Diniz
Publicado no Portal Blocos online
O Dia do Escritor nos leva a pensar muito sobre esse desejo inesgotável de escrever compulsivamente e no meu caso esse fascínio foi exercido desde os primeiros anos de vida.
O Primeiro Festival do Escritor Brasileiro se deu em 1960 e com absoluto sucesso por isso mesmo foi baixado um decreto Governamental instaurando-se dia 25 de Julho o “Dia do escritor”. A União Brasileira de escritores foi o grande conquistador dessa causa representado por seu Presidente José Peregrino e o vice-presidente, Jorge Amado.
Realmente nada poderia ser mais justo do que transformar essa data em uma comemoração oficial já que os escritores brasileiros, com exceção daqueles que já têm cacife, não recebem estímulo de ninguém, muito menos do governo, tão preocupado sempre com eles mesmos.
E escrever quando se tem aquele dom é muito mais do que amor, é uma paixão irrefreável e compulsiva que nos faz reféns da inspiração a transbordar de nossas almas. É ternura, força e sangue a gotejar com desmedido vigor.
O escritor faz um trabalho na maioria das vezes solitário, porém seu fascínio é tão grande que nada o detém na corrida irrefreável de seus pensamentos e de sua imaginação. Precisa escrever sempre mais e profundamente e nunca chega ao ápice, pois quando pensa que está terminando uma idéia outra chega com mais força derrubando estruturas e se impondo acima de todo e qualquer desejo.
Muitas vezes o escritor não expõe nem divulga seus escritos bem como Alice Dayrell com o pseudônimo de Helena Morley, uma escritora brasileira De Diamantina (Minas Gerais) e ascendência inglesa que escreveu um diário entre 1893 e 1895 na adolescência e publicou-o somente aos 62 anos.
Minha Vida de Menina – O Diário de Helena Morley , foi um bestseller o que muito surpreendeu à autora, um único livro que ela escrevia nos intervalos de seu tempo, mas cujo encanto foi descoberta pelos leitores. E recentemente transformado em filme de longa metragem
AJ Cronin (1896-1981) um escritor escocês que exerceu sua profissão de médico durante anos começou a escrever já adulto continuando a exercer sua profissão e foi dominado por essa paixão trazendo até suas experiências de vida médica para os livros que escrevia. Alguns deles foram bestseller e sua vida de menino pobre que perdera o pai na infância teve uma influência em sua vida e nos seus escritos.
Vários exemplos poderíamos citar dessa idolatria pela escrita, esse ofício que nos deixa em transe e nos arrasta como um vendaval para caminhos desconhecidos e deslumbrantes onde a natureza, a vida, a morte, os reflexos estagnados em nossos corações e o momento supremo em que nos transportamos extasiados para outras paragens sublima tudo que esteja ao nosso redor.
Escrever é sentir sensações inexplicáveis,viver entre a consciência e a razão, mas sempre idealizando, sonhando, tendo como parceiro o horizonte colorido e iluminado. E no dia 25 de julho abriremos os olhos com a certeza que valeu a pena lutar para realizar esse sonho mesmo que nossos nomes não figurem entre os ícones da literatura. Certos, entretanto da concretização de profundos objetivos, contribuindo com nossa palavra para deixar uma semente que poderá crescer um dia e usando a literatura como a principal meta para disseminar a esperança, a vitória e a solidariedade principalmente nos momentos de crises e decepções.
O Dia do escritor me faz pensar nos grandes expoentes que foram nossos mestres, nos quais nos apoiamos e com quem aprendemos a avaliar em cada linha a qualidade de suas prosas ou poesias. E exaltá-los por todos os momentos em que estivemos em contato com eles, usufruindo a literatura, exaltando-a e transformando-a no elo que une todos os seres humanos num movimento de amor e compreensão.
Vânia Moreira Diniz
http://www.vaniadiniz.pro.br
http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/default_ecos.html
Marcadores:
Dia do escritor-Vânia Diniz
Bruno Grossi e Diane Mazzoni -Criatividade a todo vapor
O criativo jovem poeta Bruno Grosso, autor de "O Grão omastigável"(apresentado, na estréia, dentro de latinha, faz uma parceria muito harmoniosa com Diane Mazzoni.Conheci-os quando passei a receber as TURADINHAS-e publiquei várias, autorizada por ele, em meus blogs.As tirinhas são filofóficas, além de trazerem humor, num estilo clean, que agrada crianças e adultos.
Também já tive textos publicados na revista Nota Independente, sempre com uma seleção de autores boa, por isso, ali estar é prazeroso.
Ainda mantém a Agência Cão Xadrez, esaços de poesia e arte, vejam abaixo a listagem.e visitem.Vale a pena.
Aproveitem também para conhece o site da Diane.
E quem precisar de publicidade e produção verdadeirmente inusitada, procure o Bruno Grosso:um poeta que além de escrever, é pessoa de ação.Muitíssimo talentoso.
em auto definição de poiesis, afirma:
"Minha arte não é contemplativa. É visceral, é negra"
Ah, o casal mora em belo Horizonte
Clevane Pessoa Diretora regional do InBRasCi em Belo Horizonte, MG-Brasil
"Eiei,
Depois de muito tempo, atualizo meus sites venho apresentar meus projetos junto com a Diane.
Gostaria muito que visitasse.
=D
Convites ilustrados e personalizados
www.turadinhas.com
Meus trabalhos de ilustração
www.ilustradorbrunogrossi.blogspot.com
Meus poemas e minhas pinturas
www.aliviodaalma.blogspot.com
Minha Agência de Criação
www.caoxadrez.com
Minha Revista Cultural
www.notaindependente.com.br
Indico o site da Diane Mazzoni também
www.dianemazzoni.blogspot.com
Abração e obrigado
:: Bruno Grossi ::
(31) 8884.0913 (31) 2535.6642 - BH – MG
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Associado à ABIPRO - Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MSN: brugrossi@hotmail.com
SKYPE: b.grossi
________________________________________
Aqui, minha primeira resenha para o livro-estréia de Bruno (de abril, 2008), jovem poeta nascido em 1979(Dados -Bruno Grossi "mineiro nascido em 1979. Poeta, videomaker e artista. Teve poemas publicados no Brasil e do Exterior. Recebeu prêmio e participou de festivais com seus trabalhos de vídeo-arte. Lançou em 2007 seu primeiro livro de poemas "O Grão Imastigável". E-mail: brunogrossi.arte@gmail.com"):
24.4.08
O Grão Imastigável de Bruno Grossi
por Clevane Lopes
Embaixadora Universal da Paz
(Cercle des embassadeurs de La Paix, Genebra, Suiça)
Cônsul Z-C de Poetas del Mundo.
Diretora regional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG.
Algumas pessoas nascem estreladas. Brilho para todo o lado e pulsáteis. O jovem BRUNO GROSSI tem talento de sobra, mas ainda essa, será reciclivada / reciclada por sua esplêndida criatividade. Muito novo, esse belorizontino nascido em 1979, já era multifacetado: desenhava, escrevia, sobretudo, criava. Donde os fanzines abrilhem trilhares até aos curtas metragens (não apenas os experimentais, mas os que concorreram e foram premiados em festivais).
Seu nome está associado a CÃO XADREZ, agência mais que cultural, ao TURADINHAS (tiras em comum com Diane). E agora, sobretudo, ao muito bem escrito e estruturado O GRÃO IMASTIGÁVEL.
Na capa, marrons reportam à terra, onde grãos se semeiam. Mas marrom também é o "Chaos" e esse caos seria a não exposição clara e simples. É livro passível de muitas interpretações. Na paleta de um pintor, quando se misturam todas as cores, obtem-se o marrom... E, artista que é, o autor bem sabe disso.
Venho de saber que o livro primeiro foi lançado em marmitas. Boa idéia, quando, principalmente, faz compreender que a poesia o retro-alimenta. Lembro o poeta Claudio Márcio Barbosa (*), que reza a verdade:
POESIA
Não dá camisa a ninguém?...
Mas
veste,
nutre
e
harmoniza
a alma!
Nessa metáfora, da poesia que alimenta-a-alma, Bruno fala de sua intensidade quanto a digerir o seu tanto de beleza:
"Minha arte não é contemplativa. É visceral, é negra"
E a Poiesis, no seu leque de grandes tomadas e multifacetadas expansões, tem nesse imastigável, o deglutível, apesar de, pois ele não conseguiria deixar de se alimentar de seus próprios produtos.
Sim, o poemário, artesanal e de bom gosto, não doura o que o cotidiano nem as elaborações mentais oferecem, grão a grão. Mas mostra a promessa da messe ali, já debulhada e após triagem criteriosa.
Meu exemplar chegou-me pelo correio, li de imediato, reli e escrevi, ao calor da colheita, cada um desses grãos, o integral, o depurado, o pilado ("sofre o arroz no pilão, veja que brancura após", escreveu meu amigo Claudio Augusto de Miranda Sá, em referência a um poemeto de Ho-Chi-Min), o cozido... E escrevi diretamente no meu blog (http://www.clevanepessoa.net/blog.php). Acabara de assinar, quando uma violenta descarga elétrica apagou o PC.
De alguma forma, frustrada e irritada, somente agora, volto a falar do livro instigante desse rapaz poeta. Avisei-o e ele se mostrou compassivo, até. Entendeu porque eu não lhe fazia logo uma resenha. E hoje, volto a escrever...
Em cada um dos poemas da sementeira, a necessidade absoluta de ser fiel a si mesmo. Por isso, os tÍtulos são bastante adeqüados ao contexto, de per si.
E se o Poeta reconhece a essência e nega a claridade, verga-se às necessidades de ser fiel aos seus próprios momentos.
Em "Malevolência,", há um lirismo camuflado.
"CACTOS" - Quem já tentou pegar em certo tipo de cactos, abundantemente envoltos em leves espinhos, quais penugens, sabe que depois, ficará com muitos fincados na pele, onde entraram sem pedir licença e que é doloroso carregar os que não se consegue arrancar de imediato. Por isso, considero o título do poema abaixo, a essência dos versos, bem escolhido.
Sua natural motilidade, que o torna incapacitado para a inércia, pode dar-lhe essa sensação clamada nos versos abaixo, de às vezes, sofrer a cimentação de convenções que o prenderiam. Mas não ficaria nessa por muito tempo, pois faria asas com o tanto de criatividade que o assola, irremediavelmente e sem descanso:
"Sou incompreendido,
Preso em um muro
Ou em meu próprio pensamento."
Quando lhe falta a solidão na qual se reveste de inspiração, reclama, decodifica-se, interpreta seus sentimentos dolorosos:
"Sinto pessoas a me olhar,
Como um animal devora
A sua insípida carniça.
Creio que irão matar-me.
Sinto-me desprotegido, frágil, inútil."
Sua hipersensibilade se mostra quando ouve, da noite, os ruídos brancos, os ruídos brandos, a percepção do sofrimento alheio, além do pessoal e intransferível:
"O ecoar da noite" Há algo de gótico nos versos abaixo, sartreana náusea, fastio do que não foi passível viver e entojo do já percebido / dimensionado / vivido:
"Desilusão"
Onde comprar:
Diretamente com o autor (e-mail de contato: brunogrossi.arte@gmail.com)
Na Livraria Manuscritos - Cinema Belas Artes (R. Gonçalves Dias, 1581, Praça da Liberdade - Belo Horizonte / MG - Brasil).
Preço: R$10, 00.
O valor é quase simbólico, pode tornar-se, em breve, um presente "Cult", pois provavelmente, outros livros virão.
Claro, tenho vontade de fazer aqui uma razoável mostra do conteúdo, mas não espero quebrar o impacto das prórpia leitura, a quem gosta de boa poesia. E quem não, penso que passará a gostar, tal o caráter intimista desse Poeta com o qual muitos espíritos hão de identificar-se: afinal, rasgar as vestes da alma e evicerar-se, não é para qualquer pessoa. Então, os muito reservados, hão de aproveitar os conteúdos de Grossi, para mostrá-los a si mesmos e assim poderem chegar a uma auto-análise impensada talvez.
Continuaremos, qualquer dia e vamos publicar uma entrevista feita com ele.
postado por Bruno Grossi | 24.4.08 (em http://aliviodaalma.blogspot.com/2008/04/o-gro-imastigvel-de-bruno-grossi.html)
(*)Claudio Márcio Barbosa é belorizontino.
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Brenda Mars, Tânia Diniz, Regina Mello e eu
Fotos(de baixo para cima):Brenda Mars (Presidente do Instituto Imersão Latina -IMEL, baterista da Banda CAUTION), em performance
Tânia Diniz -a segunda da esquerda para a direita-(Editora do Mulheres Emergentes, Edições Alternativas,Poeta) e Brenda-a quarta, da esq/dor, entre poetas participantes do belô poético, evento em quarta edição neste julho.
Regina Mello, Presidente do MUNAP, com o artista Adão Rodrigues, que aniversariou onte,24 de julho-e no Sementes de Poesia, lendo poemas.
.
Eu,Clevane Pessoa Lopes,pesquisadora e divulgadora do MUNAP-leio TOTEM, de Karina Araújo, no ME18
A Poeta, performadora e jornalista Benda marques,que usa a nome art´sitico de Brenda MARS, está em Franciscópolis pelo Projeto Rondon, coordenando uma equipe de
universitários da UNA em oficinas, palestras, pesquisa e trabalho
recreativo com a comunidade do município que fica no norte do Estado de Minas gerias, Brasil,perto de Malacacheta e Teófilo Otoni.
Foi chamada na terça-feira para integrar a equipe.Neste mês de julho, participou de várias ações poéticas e culturais, inclusive no Belô Poético,encerrado há pico mais de uma semana .No sábado estará de retorno a Belo Horizonte, para cuidar de assuntos do Imersão Latina, que preside e do Pena Cultural, que organiza com a irmã Maja.E em breve, irá ao Chile, para uma jornada muito especial,daqual falaremos oportunamente.E ainda reúne trabalhos para exposição no Memeorial da América Latina.Além de ultimar o livro ALMAS DESNUDAS,em parceria comigo e divulgar, em saraus e performances, as antologias ME18(Mulheres Ememergentes)- onde estamos e que celebra os dezoito anos do jornal de Poesia Feminino, de mesmo nome, organizado por Tânia Diniz, das edições Alternativas- e Mulheres no Banquete de Eros-da aBrace Editora,Brasil/uruguai, (represento o Movimento Cultural aBrace em Belo Horionte),do qual participameos.
Levei exemplares de ambas as antologias , que foram distribuídas(sorteadas) no Parque Municipal, na ação SEMENTES DE POESIA, do Museu nacional de Poesia-MUNAP.Regina mello, Diretora do MUNAP, que também integra o ME 18, leva um eemplar que fica disponível para leituras-e assim , muitos poetas não presentes fisicamente, são lembrados e representados.
No dia 21/07, li TOTEM , de minha nora Karina Araújo Campos.Poemas de Brenda Mars vêm sido lidos e também os poetas que tiveram poemas impressos para o PAZ e POESIA de 30/03.Conforme os coordenadores, Claudio Márcio Barbosa, marco llobus e eu explicamos, o Poetas Pela paz e Pela Poesia é uma ação contínua e sem fins lucrativos, apenas para uma expansão maior da Poesia.
Tânia Diniz,que acaba de chegar da cidade histórica de Diamantina, onde participou do festival e inverno, vai nos enviar texto e fotos de sua participação.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa , pelo CBLP-Clube Barsileiro de Poesia, para ouito países Lusófonos.
Se não der pra nos reunirmos na sexta, vejamos para a outra semana o
dia melhor para você.
Um abraço,
Brenda
Marcadores:
Brenda Mars,
Regina Mello e eu,
Tânia Diniz
domingo, 20 de julho de 2008
Rozelia Scheifler Rasia-A Carranca
A carranca
Rozelia Scheiler Rasia
A pele e os olhos negros,
O cabelo grisalho despenteado,
Dor, pobreza, preconceito
Esculpiam a carranca.
Na corcunda, o peso da exclusão.
Com passos lentos, mãos trêmulas,
A mulher chega ao portão.
Ao ver um menino de pernas tortas
Chutar uma bola de trapos,
O sorriso iluminou o rosto da avó.
*Poesia publicada na Coletânea ‘Palavra de Abril’ ALPAS XXI – Cruz Alta - RS
Marcadores:
Rozelia Scheifler Rasia-A Carranca
sábado, 19 de julho de 2008
Rafael Jesus González San Francisco International Poetry Festival
O amigo poeta Rafael Jesús Gonzalález nos envia convite para o Festival Internacional de POESIA de S.Francisco, onde ele vai apresentar-se.veja a lista de poetas, em ordem alfabética, abaixo.
Se você estiver em São Francisco, aproveite para assistir a Rafael e demais bardos.
O poeta Rafael Jesús González nasceu na fronteira entre o México e os estados Unidos, cresceu entre dois idiomas, portanto- é um humanista, militante pelos pueblos, pelas causas sociais latino-americanas.
Visite seu blog.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diret.Regonal do InBRasCi em belo Horizonte
Divulgação
San Francisco International Poetry Festival
Flor y Canto en el barrio: a Celebration of Latino Poetry
July 24 - July 26, 2008
Opening Programs, Thursday, July 24, 2008
6:00 PM kick-off celebration
Balmy Alley & 24th St.
(Host: Alejando Murguía; dancing: Danza Azteka de la Misión; music: Jorge Molina;
reading: Mamacoatl, Jack Hirschman, Luis Herrera, Roberto Vargas)
7:00 PM lit crawl
"Other Voices/Many Americas"
Café La Boheme
3318 24th Street (between Mission & Osage)
host: Jorge Argueta and Luna's Press
Poets reading:
Adrián Arias, Avotcja, Walter Huracán Gómez,
Rafael Jesús González, Jackie Méndez,
Alfonso Texidor, & special invited guests
other readings at six various locations
--
Rafael Jesús González
P. O. Box 5638
Berkeley, CA 94705
U. S. A.
rjgonzalez@mindspring.com
http://www.rjgonzalez.blogspot.com (English)
http://www.rjgonzalezg.blogspot.com (español)
__________________________________________________________________________
BRIDGING HISTORY AND CULTURE WITH FLOR Y CANTO EN EL BARRIO: A CELEBRATION OF LATINO POETRY
A 15th Century Indigenous Tradition is revitalized in San Francisco’s Mission District
San Francisco—Friends of the San Francisco Public Library, the San Francisco Public Library, and Litquake announced today the San Francisco International Poetry Festival—Flor y Canto en el Barrio: A Celebration of Latino Poetry. The Festival will take place throughout San Francisco’s Mission District, July 24-26, 2008.
Translated to mean “Flower and Song in the Neighborhood,” the festival brings young, unpublished poets alongside authors such as two-time winner of the American Book Award, Alejandro Murguía, and San Francisco Poet Laureate Jack Hirschman for poetry readings, workshops, and a special exchange of culture and history.
“Flor y Canto is about the pursuit of peace through the celebration of poetry, art, culture, and friendship,” said the event’s curator and critically acclaimed poet Alejandro Murguía. “We want to bring together people from all walks of life to be part of this extraordinary event.” Murguía will be joined by other poets including, Alfredo Arteaga, Lorna Dee Cervantes, Tomás Riley, Leticia Hernandez, Roberto Vargas, Marc Pinate, Rafael Jesús González, and many others.
“What we know is events such as Flor y Canto help bridge great divides,” said Donna Bero, Executive Director for the Friends of the San Francisco Public Library. “People from across the city who would never strike up a conversation are talking at these festivals. We’re excited to continue the conversation by hosting Flor y Canto.”
Flor y Canto en el Barrio: A Celebration of Latino Poetry is presented in conjunction with the San Francisco International Poetry Festival. While the International Poetry
- more -
Flor y Canto
Latino Poetry Festival
2-2-2-2-2
Festival is a biennial event, in the interim years, Friends of the Library present smaller language poetry festivals, such as this year’s Latino Poetry Festival. The first Latino poetry festival west of the Mississippi was held in 1973 at the University of Southern California, but it was not until 2006 that San Francisco first hosted this event.
“It started out as a small gathering with a few poetry readings in the Mission District,” said Murguía, “This year’s event will include several additional poetry readings, music, workshops, and other activities. It will still embrace the festival’s core purpose of poetry as a bridge of culture and community.”
The festival is made possible through the support of several Bay Area organizations and business, especially those located in the Mission District of San Francisco. In addition to the Friends of the San Francisco Public Library, San Francisco Public Library, Litquake and 826 Valencia, local coffee shops and restaurants such as Philz Coffee, L’s Café, Casa Sanchez and many others will host readings and other events.
“Since community is at the heart of this event it was important for us to gain the support of the local merchants and organizations,” said Bero.
The Festival will begin on Thursday, July 24 with a kick-off party at 6:00pm in Balmy Alley (24th St. between Harrison and Folsom) and a Lit Crawl of both established and emerging poets. The Lit Crawl will take place at over six different venues on 24th Street (between Mission and Bryant). Poetry readings and workshops for various ages and interests will continue throughout Friday and Saturday, July 25 and 26. For locations of the poetry crawl or for more details visit the Friends’ website at www.friendssfpl.org.
###
Friends of the San Francisco Public Library is a member-supported, non-profit organization that fundraises, advocates, and provides financial support for the San Francisco Public Libr
________________________________________________________________
Schedule of Events for Flor y Canto en El Barrio: A Celebration of Latino Poetry
Below is a list of events that will take place during each day of the festival. Please note that each day includes multiple activities.
Thursday, July 24
Event 1:Festival kick-off party and Lit Crawl with young poets
6:00 pm; Balmy Alley, 24th St. between Harrison & Folsom; Lit Crawl locations include:
7:00 pm—“Other Voices/Many Americas”
Café La Boheme
3318 24th St.
(415) 643-0481
7:00 pm—“La Nueva Flor”
Philz Coffee
3101 24th St.
(415) 282-9155
7:00 pm—“El Corazon de la Misión”
Sundance Coffee
3000 24th St.
(415) 824-1706 8:00 pm—“Breaking Borders”
Accion Latina (El Tecolote Headquarters)
2958 24th St.
(415) 648-1045
8:00 pm—“Fuerza: From Sor Juana to the Mission”
L’s Café
2871 24th St. 8:00 pm—“Brave New Mundo – Cutting Edge of the 21st Century”
Galería de la Raza
2857 24th St. @ Bryant
415.826.8009
Event 2:Reception for young poets
9:00 pm; Casa Sanchez, 2778 24th St
Friday, July 25
Event 1: The Word From The Street (Tomas Riley of Youth Speaks hosts teen reading)
2:00 pm; Mission Branch Library, 300 Bartlett St. @ 24th St.
Event 2: Nuestra America I (Main Reading featuring six poets)
7:00 pm; Mission Cultural Center, 2868 Mission St.
Saturday, July, 26
Event 1: The Word Made Perfect: The Art and Craft of Translation (Translation reading/workshop)
2:00 pm; Mission Branch Library, 300 Bartlett St. @ 24th St.
Event 2: Nuestra America II (Main Reading featuring six poets)
7:00 pm; Mission Cultural Center, 2868 Mission St.
___________________________________________________________
Flor y Canto en El Barrio: A Celebration of Latino Poetry
Featured Poets
Lorna Dee Cervantes
José Montoya
Mamacoatl
Roberto Vargas
Jackie Mendez
Alfredo Arteaga
Nina Serrano
Alejandro Murguía
Cipactli
Norman Zelaya
Melissa Lozano
Javier O Huerta
Kim Shuck
Francisco X Alarcon
Victor Valle
Naomi Quiñonez
Rafael Jesús González
Marc Piñate
Milta Ortiz
Darren de Leon
Las Manas Tres
Alejandra Mojica
Tomás Riley
Barbara Jane Reyes
Jack Hirschman
Leticia Hernández
Alfonso Texidor
Catrióna Rueda Esquibel
Jorge Argueta
Janet J Cruz
Adrian Arias
Noelia Mendoza
Walter Huracan Gomez
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Sobre a VOZ DO ESCRITOR-UBE-Pernambuco
Foto:a pernambucana Eliane Velozo (*), entre as artistas Iara Abreu e Regina Mello, durante o evento no Palácio da Artes (em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Brasil),de lançamento do ORIGINAL-Livro de Artistas-, em 02/07/2008, do qual também participei.Eliane é fotógrafa habilidosa e faz belíssimas fotos artísticas em preto e branco, com delicada dramaticidade entre a sombra e a luz.Por sua Poesia simbiótica com a arte fotográfica, Eliane integrará nosso livro-álbum POIETISAS (*) e também as outras artistas, Iara (poesia visual)e Regina.
O presidente da UBE/PE, escritor Alexandre santos, envia-me o excelente notíciário A VOZ DO ESCRITOR.
Confiram esses flashs:
Da Agenda:
"14 de julho. Palestra de Adriano Araújo sobre Direito Autoral Debate na livraria Saraiva, no Shopping Recife.
25 de julho. Comemoração do Dia do Escritor, no Gabinete Português de Leitura, com lançamento de livros dos escritores Waldênio Porto, Alexandre Santos, Vital Corrêa de Araújo, Esmeralda Camacho e Carlos Cavalcanti.
28 de julho. Continuação do debate sobre os museus em Pernambuco, com Célia Labanca, Margot Monteiro e Betânia Corrêa de Araújo, na livraria Cultura, no Paço Alfândega."
COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESCRITOR:(25/07)
UBE comemora Dia do Escritor com palestra de Antônio Campos
Em 25 de julho, a UBE vai comemorar a passagem do Dia do Escritor em grande estilo no salão do Gabinete Português de Leitura, na região central do Recife. Na ocasião, após abertura pelo anfitrião Vicente Miranda e discursos do poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, em homenagem aos escritores, e do romancista Alexandre Santos, que fará a apresentação da Câmara de Sustentabilidade e Responsabilidade Cultural, o acadêmico Antônio Campos falará sobre o futuro do livro. Além do lançamento de livros dos escritores Waldênio Porto, Carlos Cavalcanti, Esmeralda Camacho, Vital Corrêa de Araújo e Alexandre Santos, serão entregues diplomas de 'Amigo do Escritor' a diversas personalidades, entre as quais Eduardo Monteiro, Jô Mazarollo, Joezil Barros, Ivanildo Sampaio, Evaldo Costa, Cussy de Almeida, José Paulo Cavalcanti, Ricardo Leitão, Jones Figueiredo, Francisco Brennand, Paulo Oliva, Tarcísio Pereira e Daniel Coelho."
Outras notícias:
Cultura e a Arte em Pernambuco
Célia Labanca e Margot Monteiro voltam a falar sobre os museus pernambucanos no âmbito do projeto 'A ficção e a arte em Pernambuco'
Dando continuidade ao vivo debate ocorrido em 30 de junho, as diretoras Célia Labanca, do Museu de Arte Contemporânea, e Margot Monteiro, do Museu do Estado de Pernambuco, voltarão a falar sobre os museus de Pernambuco no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, em 28 de julho."
"SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.
Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:
28 de JULHO: Célia Labanca, Margot Monteiro.
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO: Reinaldo de Oliveira
24 de NOVEMBRO: Evaristo Filho
15 de DEZEMBRO
"Olímpio Bonald Neto assume presidência da Academia do Nordeste
O poeta Olímpio Bonald Neto assumiu a presidência da Academia de Letras e Artes do Nordeste em substituição ao romancista Alexandre Santos, que precisou se licenciar para concorrer à Câmara dos Vereadores do Recife. Entre os desafios de Olímpio estão a preparação da revista 'Letras e Artes', a confecção do 'Relatório dos 30 anos', que conta a história da entidade, a revisão do Estatuto e os preparativos para o III Encontro Regional."
"Estão abertas as inscrições para Concurso Fotográfico do Clube de Engenharia de Pernambuco
Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico 'Menção Hércules Florence', lançado por ocasião dos festejos comemorativos dos 89 anos de fundação do Clube de Engenharia de Pernambuco. Este ano, o tema do concurso é 'dignidade'. Clique aqui e conheça o regulamento do concurso fotográfico 'Menção Hercules Florense'."
(*)E envio uma informação:
A fotógrafa-poeta Eliane Veloso, autora de TEMPOS de TEMPO, onde a palavra poética legenda as belos fotos em preto e branco,
é pernambucana e sua irmã pertence ao grupo da UBE em Recife.
Depois de uma gestação mental/espiritual e afetiva poderosa, Eliane foi à África em busca de ra[izes, fotografou belamente e o resultado,chama-se Sonho Branco.No dia 29 de julho, embarca para o Texas, onde fará uma exposição solo.
Em breve postarei fotos e a entrevista que farei amanhã, com ela , sobre o White Dream.
Leio no Jornal Voz do Escritor, ainda sobre Roberval e Cleonice Veloso, e penso que até poderão ser parentes, uma vez que o velozo é com "z".Vou indagar (Clevane Pessoa)
"Quarta às Quatro recebe visita de Cristiano Jerônimo
Na 4ª feira passada, dia 09 de julho, por ocasião da 260ª sessão do projeto Quarta às Quatro com a presença de 32 escritores, a UBE recebeu a visita do músico Roberval Velozo, irmão de Marta e Cleonice Velozo, que veio encaminhado pelo companheiro Paulo Violas.
SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.
>>**<<
Voltando à UBE, informamos o empenho em interessantes camanhas, com destaque em azul no jornal mensal, sob o título geral ESPALHE ESSTA IDÉIA-com o que concordamos:
"Espalhe esta idéia
"COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS."
e ainda
Espalhe esta idéia
"Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU"
>>**<<
Mais notícias :
Biblioteca Multicultural lança Nascedouro Poético
No último sábado, dia 12 de julho, em concorrido evento, a Biblioteca Multicultural Nascedouro realizou o I Nascedouro Poético, reunindo poetas de Peixinhos. O Nascedouro Poético é um recital de poesia cujo objetivo é difundir e incentivar a produção poética através do intercâmbio entre poetas, grupos de poesia e eventos literários da região.
RECITATA:
Abertas inscrições para a 3ª Recitata
"A inscrição para a 3ª Recitata, que integra a programação do Festival Recifense de Literatura, vai até o dia 10 de agosto. Recitata – abreviação de Recife em Cantata - é uma espécie de torneio poético com objetivo de divulgar os poetas da cidade e a oralidade de suas poesias. A 3ª Recitata acontecerá entre os dias 28 e 31 de agosto no Recife Antigo."
E ainda links, dos quais muitos são de amigos nossos, realmente divulgadores culturais, o que semre merece nosso aplauso:
Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br.
O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.
Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.
Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.
O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br
A AGENDA de Everi Carrara está em http://telescopio.vze.com.
Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.
Espia, a revista mais bem humorada da Internet(...)
Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.
Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.
Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br. "
Aproveito e agradeço sobremaneira ao engenheiro Alexandre Santos-autor de O FAROL_, já entrevistado por nós,o regular envio de A voz do ESCRITOR, desta feita, o número de 13/07.Com raízes nordestinas-tenho família e amigos em vários Estados-é sempre um imensurável prazer abrir o pacote de eventos e pessoas das Artes, das Letras e dos Museus.
Sou do MUNAP (Museu nacional de Poesia, dirigido por Regina Mello, poeta e artista plástica,-e assuntos referentes aos museus muito me interessam.Ontem mesmo, nos reunimos no espaço dentro do Parque Municipal, em Belo Horizonte (Praça dos Fundadores),para o evento SEMENTES DE POESIA, no qual até as crianças presentes e os que passavam, leram poemas, além dos poetas convidados .Entre os versos que eu disse, fiz questão de dizer tovas, para homenagear meu avô paraibano e trovador, Luiz Máximo de Araújo,que me ensinou a metrificálas quando eu era menininha, numa prazerosa atividade lúdica.
Prometo divulgar aqui novas notícias, as que chegarem, para a UBT/PE.
.
Prometo divulgar aqui novas notícias, as que chegarem, para a UBT/PE.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris causa pelo CBLP
Dietora Regional do INBRASCI em Belo Horizonte, pela Diretoria em MG, com sede na Cidade de Mariana, MG e Governadora Andréia Donadon (a artista plástica Déia Leal)
(*) POIETISAS é um projeto aprovado plea Municipal de Incentivo à Cultura,.O fotografo e poeta marco llobs e eu, estamos a pleno vapor, na realização das entrevistas (onde conversos sobre a parte intimista e vocacional das mulheres que fazem poesia e ele, o olhar sobre a cidade delas parae e por uma Belo Horizonte capaz de produzir impressões na alma feminina.
Marcadores:
Sobre a VOZ DO ESCRITOR-UBE-Pernambuco
sábado, 12 de julho de 2008
A ARTE DE VIVER EM PAZ-Édison Pereira de Almeida
Bom final de semana ! O EXERCICIO QUE PRATICAMOS sempre na UNIVERSIDADE DA PAZ, e que se chama A ARTE DE VIVER EM PAZ, com duração de 5dias, nos demonstra imensas coisas a respeito dos níveis de paz que busamos , temos ou queremos ter. E nada melhor que seguir mesmo os ensinamentos da UNIPAZ, a 4ª Universidade da Paz no mundo, para então entendermos que realmente só se consegue a paz com ECOLOGIA PESSOAL, SOCIAL E PLANETÁRIA. Em anexo uma singela homenagem a minha amiga Delasnieve Daspet, que com toda a sua pureza d'Alma abre as portas do seu coração ao mundo. Também quero abraçar MARISA CAJADO e dizer do orgulho que tenho em ser amigo de pessoa tão ELEVADA em todos os níveis da vida, e que Deus , O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO vos abençoe, pois sois Grandes Almas e Grandes Mulheres.
Édison Pereira de Almeida
Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionaiswww.ermitaodapicinguaba.com
Mensagem encaminhada: O Sonho da Paz - Ermitão da Picinguaba.mht O Sonho da Paz - Ermitão da PicinguabaSábado, 12 de Julho de 2008 )
Zarpa VELEIRO, zarpa,
e leva ao mundo terreno,
o plano eterno que tens de em todos os portos, oceanos siderais e terrenos,
entrega a Arca da Aliança e da Paz.
Singra VELEIRO, Singra, os Mares Universais,
passarás por Estambul, chegarás a Versailles,
sem Flores e sem Amores,
no entanto minha Amada,
VELEIRO em todos cantos do Mundo estará a lhe esperar!
Singra, Querido VELEIRO, do Mar dos Xaraés, até o infinito ser atômico que a tudo deu luz,
e ao universo gerou, por sua explosão incontida de outros iguais encontrar.
E então VELEIRO de Sonho e de Paz, abrace Delasnieve Daspet, e todos que mergulharam com amor e paixão neste sonho de PAZ, chamado: Movimento dos Poetas Del Mundo.
Leve VELEIRO, leve, em sua leveza de SER a essência da PAZ, renovando os campos ALAGADOS do Rio Grande do Norte, Graças as chuvaradas que por lá cairam. Curiosamente pouca gente se apercebeu que até Luís Gonzaga já isto cantava quando dizia: "O Sertão vai virar mar e o mar vai virar Sertão!"
Cante VELEIRO, Cante, as mais belas canções, embalando corações, de povos do mundo inteiro e, de Dó , Ré, Mi , Fá, Sol, Lá, Si, Dó, faça a Estrada da vida, deste povo eterno e buscador da PAZ.
Permita VELEIRO, permita, que as mudanças do clima, da vida e tudo o mais, até os Planos de Paz não deixem de continuar alimentando o Sonho da Paz, que Arias Manzo e tantos outros vêm há tempos conclamando e, claro, a nós chamando para unirmos nossas velas, VELEIRO, estendidas aos ventos Universais, Cósmicos, Terrenos e Humanos, qual bandeiras Branca hasteadas, mostrando que nem fronteiras, nem nada nos pára, nem nos pode PARAR!
Afinal somos paulistanos e nosso lema é: São Paulo não pode parar!
Vamos VELEIRO, vamos, é chegada a hora de anunciar, que o Povo do Mundo pode continuar a sonhar, pois a PAZ, é ETERNA E TERRENA, basta nela acreditar, para transformar a vida em Essência SERENA de Ecologia Pessoal, Social e Planetária.
Agradeço, VELEIRO, nem imaginas como lhe agradeço, mais uma vez nos alumiar, com todas as Velas acesas que irão ser vistas lá em NATAL, quando o CORTEJO DA PAZ, a cada uma delas começar a acender, dando então demonstração de Fé, Esperança e Caridade a todos os povos do Mundo que ali irão se reunir, simplesmente para dizer: A PAZ É SONHO QUE SE RENOVA AQUI!
Ah! VELEIRO, meu Eterno e Sábio amigo, nem sabes como lhe agradeço em nome de todos os poetas e artistas do Mundo, pois sou um brasileirinho, justamente em meio a um mundão de mar, aprendendo com as ondas do ir e vir, salgadas tal e qual o meu lacrimejar, o quanto VELEIRO, o quanto ,somos todos Energias que se transmutam cada vez mais em um MOVIMENTO DE PAZ!
Singra, VELEIRO, Singra, deixando em seu rastro de luz a essência do ser, dos elementais que perfazem teu casco, tua quilha, teus velames, e tudo que sois: antes, durante e depois, que a PAZ singrou, junto com o seu belo e eterno NAVEGAR.
Navegar VELEIRO, é Preciso, viver não é Preciso! Dizia há séculos Pompeu, e assim também digo Eu e todos que fazem parte do Movimento dos Poetas del Mundo, justamente VELEIRO, justamente, como diz JUVENAL ANTENA que sempre está ligado nos menos favorecidos, e por mais que se critiquem quem FAZ, é bom lembra : "Não se atiram pedras em árvores que não dão frutos!"
("Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 AC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu)
Vamos navegando, viajando e compreendendo VELEIRO, que nada melhor que um bom vento para enfunar tuas velas e seguirmos rumo seguro e firme nas mãos do Criador, pois é Ele a FONTE DO AMOR.
Édison Pereira de Almeida
Cônsul da Liberdade - Movimento pela Paz dos Poetas Del Mundo
ERMITÃO DA PICINGUABA
11/04/2008
Ilha da Madeira
www.ermitaodapicinguaba.com
© 2008
Marcadores:
A ARTE DE VIVER EM PAZ-Édison Pereira de Almeida
sexta-feira, 11 de julho de 2008
DRAMARTUGIA DO CORPO-OFICINAS DE PERFORMANCE-grátis, em agosto,até novembro
George Sander nos envia essa chamada, uma belíssima oportunidade para os que desejam aprimorar-se em artes cênicas e, por que não, na peça que terão de desempenhar por toda a vida:a própria história do qual são protagonistas...Para o segundo semestre:
Oficinas de Performance - Dramaturgia do Corpo
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Divulgação:DR/InBRasCi em Belo Horizonte.
DRAMARTUGIA DO CORPO-OFICINAS DE PERFORMANCE-grátis, em agosto,até novembro
Início: 04 de agosto 2008.
Final: 24 de novembro 2008.
Horário:
Local: 19h às 22h.
As aulas serão somente às segundas -feiras.
Tendal da Lapa - Rua Constança, 72. São Paulo.
Informações: (11) 3862-1837
Atividades Gratuítas no Tendal.
Presença, espaço/tempo e atitude são os três eixos propostos por esta oficina de Performance que busca propiciar aos participantes através de treinamentos psicofísicos, possibilidades de experienciar seus corpos e movimentarem-se segundo alguns princípios básicos da corporiedade nas Artes.
• Esta oficina tem como proposta o desenvolvimento das capacidades técnicas e expressivas dos participantes, a partir de um referencial fundamentado nas interações entre três eixos - presença, espaço/tempo e atitude. Os conceitos e práticas servirão de fonte para reflexão, investigação e exploração crítica e sensória em busca do desenvolvimento da linguagem performática;
• Explorar as potencialidades e os limites de cada intérprete, orientando-os para a aquisição de um léxico corpóreo consciente, orgânico e imagético, singularizado pela sua identidade e estabelecendo um processo pessoal de investigação criativa .
Público Alvo - acima dos 18 anos
Estudante de artes cênicas, artes plásticas, dança, performance, artistas profissionais e interessados com alguma experiência.
Inscrições: já estão abertas e são feitas pessoalmente no Tendal da Lapa, até o dia 10 de agosto.
Dúvidas e informações escreva para George Sander no e-mail: san7geo@yahoo.com.br
ou ligue no Tendal da Lapa.(11)3862-1837.
***Divulguem***
...arte e gratuita***,
educação e conexão +***
grande abraço
Muito Obrigado.
George Sander.
web: www.georgesander.multiply.com
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Capitu Mandou Flores
Clevane,
segue o release do lançamento de Capitu Mandou Flores.
Atenciosamente,
Dagmar Braga
AUTORES ATUAIS REESCREVEM MACHADO DE ASSIS
No centenário da morte de Machado de Assis, com organização do premiado contista, doutor em Letras pela Unicamp e professor universitário Rinaldo de Fernandes, a Geração Editorial lança a antologia Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte, que, além de incluir os dez melhores contos de Machado, traz um conjunto de narrativas recriando esses dez melhores contos e passagens/situações do romance Dom Casmurro.
São autores renomados, emergentes e jovens promessas da literatura brasileira atual que reescrevem Machado de Assis na antologia: Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Hélio Pólvora, Cecília Prada, Nelson de Oliveira, André Sant’Anna, Fernando Bonassi, Glauco Mattoso, Ivana Arruda Leite, Andréa del Fuego, Marcelo Coelho, Deonísio da Silva, Daniel Piza, Godofredo de Oliveira Neto, Bernardo Ajzenberg, João Anzanello Carrascoza, Antonio Carlos Secchin, Leila Guenther, Marilia Arnaud, Rinaldo de Fernandes, Raimundo Carrero, Mário Chamie, Aleilton Fonseca, Tércia Montenegro, Maria Valéria Rezende, Maria Alzira Brum Lemos, W. J. Solha, Amador Ribeiro Neto, Carlos Gildemar Pontes, Nilto Maciel, Aldo Lopes de Araújo, Suênio Campos de Lucena, Carlos Ribeiro, Ronaldo Cagiano e Sérgio Fantini.
Diz Rinaldo de Fernandes, no texto de apresentação da antologia: “O conto ‘Missa do Galo’, de Machado de Assis, é aqui recriado por quatro escritores. Osman Lins, na década de 70, já havia preparado um livro propondo o mesmo a cinco autores: Antonio Callado, Autran Dourado, Julieta de Godoy Ladeira, Lygia Fagundes Telles e Nélida Pinõn. O próprio Osman Lins, com uma narrativa inédita, integrou o livro, intitulado Missa do Galo – variações sobre o mesmo tema. Retomei o projeto do autor de Avalovara e o ampliei. Agora não apenas ‘Missa do Galo’ é refeito, mas ainda nove outros contos de Machado. O conjunto dos dez contos aqui reescritos: ‘Missa do Galo’, ‘A Cartomante’, ‘O Espelho’, ‘Noite de Almirante’, ‘A causa secreta’, ‘Pai contra mãe’, ‘O Alienista’, ‘Uns braços’, ‘O Enfermeiro’ e ‘Teoria do medalhão’. Foram, na ordem em que estão, escolhidos como os melhores do Bruxo por dezessete escritores brasileiros, em enquete que realizei”. Diz ainda Rinaldo: “Para ampliar ainda mais o projeto em que me baseei, aqui são reescritos também trechos/situações do Dom Casmurro (um resumo do romance foi feito pela professora de literatura brasileira Sônia Maria van Dijck Lima). Há ainda alguns ensaios, fechando o livro, que investigam aspectos importantes da ficção, da poesia e do teatro machadianos.” Ensaios imperdíveis, de autores importantes, como Silviano Santiago, Luiz Costa Lima, Pedro Lyra, Regina Zilberman e André Luís Gomes.
Enquanto, no presente, para prestar homenagem aos cem anos de morte do autor, alguns lançamentos acumulam-se buscando cobrir as tantas facetas da produção de Machado, este Capitu mandou flores consegue abarcar várias delas de uma só vez: traz narrativas insuperáveis do célebre escritor, as recriações dessas narrativas e ainda ensaios bastante esclarecedores de aspectos fundamentais da obra do autor de Brás Cubas.
Com certeza, este livro ficará entre as obras mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Um exercício de reescritura de Machado de Assis até aqui nunca proposto em nossas letras, abrangendo tantos autores e textos de qualidade. Pode-se afirmar sem medo: um livro ímpar, para ser lido por gerações. Um livro imperdível!"
Divulgação:
clevane pessoa
Diretora Regional do InBrasCi em MG
Amigos:Recebi do Letras e Ponto repasso.Abrs:
Clevane
segue o release do lançamento de Capitu Mandou Flores.
Atenciosamente,
Dagmar Braga
AUTORES ATUAIS REESCREVEM MACHADO DE ASSIS
No centenário da morte de Machado de Assis, com organização do premiado contista, doutor em Letras pela Unicamp e professor universitário Rinaldo de Fernandes, a Geração Editorial lança a antologia Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte, que, além de incluir os dez melhores contos de Machado, traz um conjunto de narrativas recriando esses dez melhores contos e passagens/situações do romance Dom Casmurro.
São autores renomados, emergentes e jovens promessas da literatura brasileira atual que reescrevem Machado de Assis na antologia: Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Hélio Pólvora, Cecília Prada, Nelson de Oliveira, André Sant’Anna, Fernando Bonassi, Glauco Mattoso, Ivana Arruda Leite, Andréa del Fuego, Marcelo Coelho, Deonísio da Silva, Daniel Piza, Godofredo de Oliveira Neto, Bernardo Ajzenberg, João Anzanello Carrascoza, Antonio Carlos Secchin, Leila Guenther, Marilia Arnaud, Rinaldo de Fernandes, Raimundo Carrero, Mário Chamie, Aleilton Fonseca, Tércia Montenegro, Maria Valéria Rezende, Maria Alzira Brum Lemos, W. J. Solha, Amador Ribeiro Neto, Carlos Gildemar Pontes, Nilto Maciel, Aldo Lopes de Araújo, Suênio Campos de Lucena, Carlos Ribeiro, Ronaldo Cagiano e Sérgio Fantini.
Diz Rinaldo de Fernandes, no texto de apresentação da antologia: “O conto ‘Missa do Galo’, de Machado de Assis, é aqui recriado por quatro escritores. Osman Lins, na década de 70, já havia preparado um livro propondo o mesmo a cinco autores: Antonio Callado, Autran Dourado, Julieta de Godoy Ladeira, Lygia Fagundes Telles e Nélida Pinõn. O próprio Osman Lins, com uma narrativa inédita, integrou o livro, intitulado Missa do Galo – variações sobre o mesmo tema. Retomei o projeto do autor de Avalovara e o ampliei. Agora não apenas ‘Missa do Galo’ é refeito, mas ainda nove outros contos de Machado. O conjunto dos dez contos aqui reescritos: ‘Missa do Galo’, ‘A Cartomante’, ‘O Espelho’, ‘Noite de Almirante’, ‘A causa secreta’, ‘Pai contra mãe’, ‘O Alienista’, ‘Uns braços’, ‘O Enfermeiro’ e ‘Teoria do medalhão’. Foram, na ordem em que estão, escolhidos como os melhores do Bruxo por dezessete escritores brasileiros, em enquete que realizei”. Diz ainda Rinaldo: “Para ampliar ainda mais o projeto em que me baseei, aqui são reescritos também trechos/situações do Dom Casmurro (um resumo do romance foi feito pela professora de literatura brasileira Sônia Maria van Dijck Lima). Há ainda alguns ensaios, fechando o livro, que investigam aspectos importantes da ficção, da poesia e do teatro machadianos.” Ensaios imperdíveis, de autores importantes, como Silviano Santiago, Luiz Costa Lima, Pedro Lyra, Regina Zilberman e André Luís Gomes.
Enquanto, no presente, para prestar homenagem aos cem anos de morte do autor, alguns lançamentos acumulam-se buscando cobrir as tantas facetas da produção de Machado, este Capitu mandou flores consegue abarcar várias delas de uma só vez: traz narrativas insuperáveis do célebre escritor, as recriações dessas narrativas e ainda ensaios bastante esclarecedores de aspectos fundamentais da obra do autor de Brás Cubas.
Com certeza, este livro ficará entre as obras mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Um exercício de reescritura de Machado de Assis até aqui nunca proposto em nossas letras, abrangendo tantos autores e textos de qualidade. Pode-se afirmar sem medo: um livro ímpar, para ser lido por gerações. Um livro imperdível!"
Divulgação:
clevane pessoa
Diretora Regional do InBrasCi em MG
Amigos:Recebi do Letras e Ponto repasso.Abrs:
Clevane
Marcadores:
Capitu Mandou Flores
Nada rumorea como tu aire-Recital de Roberto Bianchi
O Presidente do Movimento Culural aBrace ("Solidariedade entre Criadores"),Robrto Bianchi, vem de relaizar exitosamente, um novo recital poético-musical, sob o belíssimo título geral:"Nada Rumorea Como Tu Aire"
10/07/2008
Público
No "Ciclo Para que andes con los libros "- Montevideo, Uruguay , um significativo RECITAL POÉTICO – MUSICAL : temas intimistas de Roberto Bianchi con la participación de la cantante Mariana Moraes y la guitarra de Gonzalo Perera
PROGRAMA - Roberto Bianchi - Dedicatoria – ¿Es la poesía letra incomunicada? - Introducción con lectura del poema Letra incomunicada – Roberto Bianchi (inédito) -
Repertório de la cantante Mariana Moraes:
"Eu sei que vou-te amar – Vinicius de Moraes / A. Jovim - Roberto Bianchi. Testimonio de nada - (publicado en …y sin embargo abren los jazmines. - Mariana Moraes. Me dexa em paz (Ivans Lins – arreglo de Mariana Moraes) - Roberto Bianchi. Textos temáticos - Esa Lengua tuya. - Mariana Moraes. Deusa Maria (Mariana Moraes) - Roberto Bianchi. donde estés como sea,
CIRCULO DE POESÍA 9. - Mariana Moraes.…e não obstante abrem-se os jasmins. R.B. - Roberto Bianchi. …y sin embargo abren los jazmines. R.B.
PLANTA ALTA del Mercado de los artesanos miércoles 9 de julio de 2008.
O poeta, em versos apurados, sempre mistura sua filosofia de vida, a amorosidade, uma sensualidade rica e necessária , o cotidiano e seu interno, o rítmo refinado.E o bom gosto, faz-se notar, pelo vinho, pela música, que acompanham mais uma apresentação que sempre acaba tornando-se intrnacional, tantos são seus os amigos prsente, de vários Países.Quisera ter podido estar vcom eles e compartilhar do lema "solidariedade entre criadores", que norteia o Movimento Cultural aBrace-tenho o prazer de representá-lo aqui em Minas Gerais.Voltar a ouvir a bela voz de mariana Moraes e seu gostoso repertório, ser tocada pela beleza da arte dos músicos.
(...)"ahora
la marea
se prepara para crecer"(...)
Roberto Bianchi
Nina Reis e Roberto Bianchi têm realizado um belo trabalho Editorial (ela no Brasil, ele no Uruguai), mas agregando poetas de muitos países_.
participo , com prazer, das antologia Cuento-Gotas, Letras de Babel e Mulheres no Banquete de Eros.
É muito bom ver meus poemas agregados aos de tantos outros poetas e prosadors latino-americanos e de outros Continentes (qual em Letras de Babel, por exemplo).
A Poeta e jornalista Benda Mars e eu (IMEL_Imersão latina),vamos editar por ela nosso ALMAS DESNUDAS,bílingue.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do Instituto Brasileiro de Culturas internacionais(Governadoria em MG, com sede em Mariana, a primaz dos Estado, com a Governadora Andréia Donadon)
Vice-Presidente do IMEL(INst.Imersão latina, presidido por Brenda Marques Pena)
terça-feira, 8 de julho de 2008
VIDEOGAMES-OFICINA DE CRIAÇÃO
Recebo, de Flávia Vivacqua, pelo Coro Coletivo:
Fwd: VIDEOGAMES-OFICINA DE CRIAÇÃO
WORKSHOP DE MANEJO SOFTWARE TORQUE
PARA CRIAÇÃO DE VIDEOGAMES
Ministrantes:
Javier Rodrigo Montero, David Rodríguez Gómez e Leticia Carrero Serrano, membros do Coletivo on line Bordergames. www.bordergames.org
Público Alvo:
Arte educadores, ativistas sociais, criadores e colaboradores em projetos de inserção digital, membros de redes e movimentos sociais, assim como demais interessados em multiplicar e repassar este conhecimento.
Local, Datas e Horários:
Dias 07, 08 e 09 de Agosto – dias 07 (quinta) e 08 (sexta) das 19hs – 21:30hs. Dia 09 (sábado) das 09:30hs – 12:00hs. TOTAL: 8h:30min. Gratuito, no Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES:
-25 DE JULHO (SEXTA): PRAZO DE FINALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – ENVIAR CURRICULO RESUMIDO, CONTENDO NOME COMPLETO, EMAIL E TELEFONE DE CONTATO, COM ASSUNTO BORDERGAMES PARA: cultura1@ccebrasil.org.br A/C Marcia.
-01 DE AGOSTO (SEXTA): DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS E, SE FOR O CASO, DA LISTA DE ESPERA. Por email ou telefone.
-04 DE AGOSTO: (SEGUNDA): PRAZO PARA OS SELECIONADOS CONFIRMAREM A PARTICIPAÇÃO. Enviar email com assunto CONFIRMAÇÃO BORDERGAMES para: cultura1@ccebrasil.org.br A/C Marcia.
-05 DE AGOSTO (TERÇA): CONTATO COM CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA (SE HOUVER). Por email ou telefone.
-07 DE AGOSTO (QUINTA): INÍCIO DA OFICINA – 19HS NO CENTRO CULTURAL DA ESPANHA.
End: Rua Martinico Prado, 474 (esquina com a Avenida Angélica na altura do nº1000). Tel: 3822 2627 Fax: 3666 0516.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
WORKSHOP DE MANEJO SOFTWARE TORQUES
PARA CRIAÇÃO DE VIDEOGAMES
Seleção e vagas:
-12 vagas.
- Pré-requisito: Conhecimentos básicos no manejo de PC, programa Windows 2000 e navegação na internet.
Critério de seleção: experiência em trabalhos em rede, de integração social, pedagogia, arte educação, inserção digital e cidadania.
Objetivo Geral:
- Utilizar-se das tecnologias como forma de construção de novos conhecimentos e de maneira autônoma, saindo da condição de simples usuário para a de idealizador, criador e construtor do jogo.
- Transmitir o conhecimento das ferramentas de manejo do Software Torque para formadores que a utilizem em seus respectivos projetos educacionias/sociais.
Público Alvo:
Arte educadores, ativistas sociais, criadores e colaboradores em projetos de inserção digital, membros de redes e movimentos sociais, assim como demais interessados em multiplicar e repassar este conhecimento.
Simultaneamente, os alunos do projeto Integral do CEU Alvarenga, participarão da oficina destinada à criação de um videogame, que acontecerá nas instalações do CEU Alvarenga durante o período de 04 a 15 de Agosto.
Carga horária:
Dias 07, 08 e 09 de Agosto – dias 07 (quinta) e 08 (sexta) das 19hs – 21:30hs. Dia 09 (sábado) das 09:30hs – 12:00hs. TOTAL: 8h:30min.
Local:
Sede do Centro Cultural da Espanha em São Paulo
Rua Martinico Prado, 474.
Tel: 3822 2627
Fwd: VIDEOGAMES-OFICINA DE CRIAÇÃO
WORKSHOP DE MANEJO SOFTWARE TORQUE
PARA CRIAÇÃO DE VIDEOGAMES
Ministrantes:
Javier Rodrigo Montero, David Rodríguez Gómez e Leticia Carrero Serrano, membros do Coletivo on line Bordergames. www.bordergames.org
Público Alvo:
Arte educadores, ativistas sociais, criadores e colaboradores em projetos de inserção digital, membros de redes e movimentos sociais, assim como demais interessados em multiplicar e repassar este conhecimento.
Local, Datas e Horários:
Dias 07, 08 e 09 de Agosto – dias 07 (quinta) e 08 (sexta) das 19hs – 21:30hs. Dia 09 (sábado) das 09:30hs – 12:00hs. TOTAL: 8h:30min. Gratuito, no Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES:
-25 DE JULHO (SEXTA): PRAZO DE FINALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – ENVIAR CURRICULO RESUMIDO, CONTENDO NOME COMPLETO, EMAIL E TELEFONE DE CONTATO, COM ASSUNTO BORDERGAMES PARA: cultura1@ccebrasil.org.br A/C Marcia.
-01 DE AGOSTO (SEXTA): DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS E, SE FOR O CASO, DA LISTA DE ESPERA. Por email ou telefone.
-04 DE AGOSTO: (SEGUNDA): PRAZO PARA OS SELECIONADOS CONFIRMAREM A PARTICIPAÇÃO. Enviar email com assunto CONFIRMAÇÃO BORDERGAMES para: cultura1@ccebrasil.org.br A/C Marcia.
-05 DE AGOSTO (TERÇA): CONTATO COM CANDIDATOS DA LISTA DE ESPERA (SE HOUVER). Por email ou telefone.
-07 DE AGOSTO (QUINTA): INÍCIO DA OFICINA – 19HS NO CENTRO CULTURAL DA ESPANHA.
End: Rua Martinico Prado, 474 (esquina com a Avenida Angélica na altura do nº1000). Tel: 3822 2627 Fax: 3666 0516.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
WORKSHOP DE MANEJO SOFTWARE TORQUES
PARA CRIAÇÃO DE VIDEOGAMES
Seleção e vagas:
-12 vagas.
- Pré-requisito: Conhecimentos básicos no manejo de PC, programa Windows 2000 e navegação na internet.
Critério de seleção: experiência em trabalhos em rede, de integração social, pedagogia, arte educação, inserção digital e cidadania.
Objetivo Geral:
- Utilizar-se das tecnologias como forma de construção de novos conhecimentos e de maneira autônoma, saindo da condição de simples usuário para a de idealizador, criador e construtor do jogo.
- Transmitir o conhecimento das ferramentas de manejo do Software Torque para formadores que a utilizem em seus respectivos projetos educacionias/sociais.
Público Alvo:
Arte educadores, ativistas sociais, criadores e colaboradores em projetos de inserção digital, membros de redes e movimentos sociais, assim como demais interessados em multiplicar e repassar este conhecimento.
Simultaneamente, os alunos do projeto Integral do CEU Alvarenga, participarão da oficina destinada à criação de um videogame, que acontecerá nas instalações do CEU Alvarenga durante o período de 04 a 15 de Agosto.
Carga horária:
Dias 07, 08 e 09 de Agosto – dias 07 (quinta) e 08 (sexta) das 19hs – 21:30hs. Dia 09 (sábado) das 09:30hs – 12:00hs. TOTAL: 8h:30min.
Local:
Sede do Centro Cultural da Espanha em São Paulo
Rua Martinico Prado, 474.
Tel: 3822 2627
Marcadores:
VIDEOGAMES-OFICINA DE CRIAÇÃO
Associação Cultural Vídeo Brasil convida
08.07.08
Inscrições abertas
+ O Programa de Apoio à Produção e Investigação em Arte e Novos Meios do Centro Nacional das Artes mexicano está oferecendo 200 mil pesos para o desenvolvimento de projetos reflexivos sobre a relação arte-tecnologia e trabalhos de videoarte, arte sonora, net art, instalação, performance e outros. As inscrições estão abertas até 4.7.
+ Até 10.7, o centro alemão Künstlerhäuser, em Worpswede, recebe projetos de artistas interessados em concorrer a residências nos campos de pintura, escultura, artes gráficas, design, arquitetura, fotografia e arte sonora. As residências duram até seis meses. Desde a década de 1970, o Künstlerhäuser recebeu quatrocentos artistas de mais de 35 países.
+ O Concurso DOCTV IV vai selecionar seis projetos de documentário que “proponham uma visão original a partir de processos contemporâneos no Estado da Bahia”. Inscrições abertas até 11.7.
+ O festival itinerante onedotzero vai selecionar trabalhos inovadores de imagem em movimento para seu programa 2008/09. O tema da edição é a vida na cidade contemporânea. Animação, clip, grafite e performance estão entre os gêneros previstos. Inscrições até 18.7.
+ A segunda edição do Festival Cinema com Farinha – Festival Audiovisual do Sertão Paraibano, que acontece de 28 a 30.8 em Patos (PB), aceita inscrições nas categorias documental e ficção até 1.8.
+ O Festival de Arte e Cultura Digital de Berlim, Transmediale.09, e o Club Transmediale.09 - Structures, que reúne projetos experimentais de música e artes visuais, aceitam até 5.9 inscrições de trabalhos artísticos e teóricos. Os festivais acontecem em janeiro de 2009.
+ A primeira Bienal Online de Arte Contemporânea aceita inscrições. As obras selecionadas ficarão em exibição até 2009 no site Artoteque.com. A mostra prevê um Grande Prêmio de 4.490,00 euros.
08.07.08
Minas debate Videobrasil
O 40º Festival de Inverno da UFMG , que acontece de 14 a 18.7 em Diamantina (MG), exibe os programas Itinerância Videobrasil 2008-2009 (14.7, às 19h30) e Videobrasil 1983-2007 – Retrospectiva Premiados (15 a 18.7, sempre às 19h30).
No dia 14.7, após a exibição da Itinerância, o curador Eduardo de Jesus, que integra o conselho de programação do Videobrasil, participa com o artista Eustáquio Neves da mesa-redonda O vídeo no Brasil visto no Videobrasil.
A mediação é de Rodrigo Minelli. Exibições e debate acontecem no Auditório da Casa da Glória.
Videoarte em Lima
Com uma curadoria assinada por Solange Farkas, o Videobrasil participa do Festival Ibero-americano de Videoarte, que acontece em Lima de 14 a 18.7.
O programa Narrativas Emergentes reúne sete obras de artistas brasileiros selecionadas para o 16o Videobrasil: José Vicente, de Marco Del Fiol; Várzea, do Estúdio BijaRi e Ricardo Iazzetta; ...Feito poeira ao vento..., de Dirceu Maués; Copérnico I: Paisagem com figura, de Daniel Augusto e Eduardo Climachauska; Abismo virtual, de Eustáquio Neves; Filme de foda, de Wagner Morales; e Antonio pode, de Ivan Morales Jr.
Elas compõem um panorama de experiências recentes com a narrativa.
+ O fotógrafo e curador Shahidul Alam, de Bangladesh, registrou passagens do 11º encontro da rede de trabalho Prince Claus Fund Network, realizado em junho no Senegal, em seu blog.
A diretora-executiva da Associação Cultural Videobrasil, Ana Pato, representou a organização no encontro, que reuniu instituições da Argentina, Bolívia, Camboja, China, Quênia, Líbano, México, Tanzânia, Reino Unido, Alemanha e Holanda. Clique aqui para ver as imagens.
08.07.08
Chelpa Ferro no novo VCA
O grupo Chelpa Ferro é tema do próximo documentário da Videobrasil Coleção de Autores, que terá direção de Carlos Nader. As gravações começam dia 18.7 no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, onde os artistas Barrão, Luiz Zerbini e Sergio Mekler, do Chelpa Ferro, montam sua instalação Jungle Jam.
Com motores que giram sacos plásticos numa sinfonia de ritmos pré-programados, a instalação já passou por Liverpool e pelo CCBB do Rio de Janeiro, e é uma das dez obras da mostra Jardim Elétrico, que fica na Galeria Vermelho, São Paulo, até o dia 5.7.
Banda performática e matriz de objetos, esculturas e instalações sonoros, o Chelpa Ferro esteve nas bienais de Veneza (2005) e de São Paulo (2004). Seus projetos “atacam a plasticidade do som em toda sua escala”, nas palavras do crítico e curador Agnaldo Farias.
Resultado da parceria do Videobrasil com o SESC São Paulo, o sexto documentário da VCA será lançado em 2009.
Itinerância na
Austrália
Solange Farkas, curadora da Associação Cultural Videobrasil e diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia, viajou em junho pela Austrália e Nova Zelândia para apresentar a Itinerância Videobrasil 2008-2009 no Sydney Film Festival e em centros de mídia em Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide e Auckland.
Em Sydney, participou da mesa-redonda Art/Cinema, com curadores e críticos australianos, além de David Cranswick, diretor do d/Lux/MediaArts.
A Itinerância é uma realização da Associação Cultural Videobrasil e do SESC São Paulo, com patrocínio da Petrobras. Reúne trabalhos premiados no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil, entre escolhas do júri e do Programa Videobrasil de Residências.
A Itinerância foi lançada em abril e já viajou por mais de vinte cidades brasileiras, além de Barcelona e Buenos Aires. Em julho, passa pelo Cine Rancho durante o Festival de Arte Serrinha em Bragança Paulista (18 e 19.7) e pela unidade do SESC São Paulo em Araraquara (16 e 17.7).
Instituições e pessoas interessadas em exibir a Itinerância Videobrasil 2008-2009 devem escrever para o email info@videobrasil.org.br.
+ Veja o trailer do programa
08.07.08
BijaRi: Dossier e Encontros
A publicação online FF>>Dossier, que reúne conteúdos exclusivos sobre artistas do sul, volta à periodicidade mensal, com uma série de edições que enfocam os artistas premiados no 16º Videobrasil (São Paulo, 2007).
No ar, o primeiro Dossier da série tem como tema o coletivo paulistano BijaRi, que se dedica desde 1996 a criar projetos de intervenção urbana usando linguagens do design gráfico à videodança.
No dia 11 de julho, às 20h30, artistas do coletivo estarão nos Encontros SESC_Videobrasil, no SESC Avenida Paulista, para exibir registros de suas principais ações e conversar com o público.
Os Encontros acontecem na videoteca do SESC Avenida Paulista, que abriga o Acervo Videobrasil no SESC, com quatrocentos vídeos disponíveis para o público.
Com reportagem e textos de Denise Mota, a série Dossier Premiados se estende até 2009.
Além do BijaRi, dedica edições aos artistas Marcello Mercado (Argentina), Nicolás Testoni (Argentina), Caetano Dias (Brasil), Danillo Barata (Brasil), Eustáquio Neves (Brasil), Ayrson Heráclito (Brasil), Dan Halter (Zimbábue), Alexandra e David Beesley (Austrália), Mounira Al Sohl (Líbano) e Jamsen Law (China/Hong Kong).
Inscrições abertas
+ O Programa de Apoio à Produção e Investigação em Arte e Novos Meios do Centro Nacional das Artes mexicano está oferecendo 200 mil pesos para o desenvolvimento de projetos reflexivos sobre a relação arte-tecnologia e trabalhos de videoarte, arte sonora, net art, instalação, performance e outros. As inscrições estão abertas até 4.7.
+ Até 10.7, o centro alemão Künstlerhäuser, em Worpswede, recebe projetos de artistas interessados em concorrer a residências nos campos de pintura, escultura, artes gráficas, design, arquitetura, fotografia e arte sonora. As residências duram até seis meses. Desde a década de 1970, o Künstlerhäuser recebeu quatrocentos artistas de mais de 35 países.
+ O Concurso DOCTV IV vai selecionar seis projetos de documentário que “proponham uma visão original a partir de processos contemporâneos no Estado da Bahia”. Inscrições abertas até 11.7.
+ O festival itinerante onedotzero vai selecionar trabalhos inovadores de imagem em movimento para seu programa 2008/09. O tema da edição é a vida na cidade contemporânea. Animação, clip, grafite e performance estão entre os gêneros previstos. Inscrições até 18.7.
+ A segunda edição do Festival Cinema com Farinha – Festival Audiovisual do Sertão Paraibano, que acontece de 28 a 30.8 em Patos (PB), aceita inscrições nas categorias documental e ficção até 1.8.
+ O Festival de Arte e Cultura Digital de Berlim, Transmediale.09, e o Club Transmediale.09 - Structures, que reúne projetos experimentais de música e artes visuais, aceitam até 5.9 inscrições de trabalhos artísticos e teóricos. Os festivais acontecem em janeiro de 2009.
+ A primeira Bienal Online de Arte Contemporânea aceita inscrições. As obras selecionadas ficarão em exibição até 2009 no site Artoteque.com. A mostra prevê um Grande Prêmio de 4.490,00 euros.
08.07.08
Minas debate Videobrasil
O 40º Festival de Inverno da UFMG , que acontece de 14 a 18.7 em Diamantina (MG), exibe os programas Itinerância Videobrasil 2008-2009 (14.7, às 19h30) e Videobrasil 1983-2007 – Retrospectiva Premiados (15 a 18.7, sempre às 19h30).
No dia 14.7, após a exibição da Itinerância, o curador Eduardo de Jesus, que integra o conselho de programação do Videobrasil, participa com o artista Eustáquio Neves da mesa-redonda O vídeo no Brasil visto no Videobrasil.
A mediação é de Rodrigo Minelli. Exibições e debate acontecem no Auditório da Casa da Glória.
Videoarte em Lima
Com uma curadoria assinada por Solange Farkas, o Videobrasil participa do Festival Ibero-americano de Videoarte, que acontece em Lima de 14 a 18.7.
O programa Narrativas Emergentes reúne sete obras de artistas brasileiros selecionadas para o 16o Videobrasil: José Vicente, de Marco Del Fiol; Várzea, do Estúdio BijaRi e Ricardo Iazzetta; ...Feito poeira ao vento..., de Dirceu Maués; Copérnico I: Paisagem com figura, de Daniel Augusto e Eduardo Climachauska; Abismo virtual, de Eustáquio Neves; Filme de foda, de Wagner Morales; e Antonio pode, de Ivan Morales Jr.
Elas compõem um panorama de experiências recentes com a narrativa.
+ O fotógrafo e curador Shahidul Alam, de Bangladesh, registrou passagens do 11º encontro da rede de trabalho Prince Claus Fund Network, realizado em junho no Senegal, em seu blog.
A diretora-executiva da Associação Cultural Videobrasil, Ana Pato, representou a organização no encontro, que reuniu instituições da Argentina, Bolívia, Camboja, China, Quênia, Líbano, México, Tanzânia, Reino Unido, Alemanha e Holanda. Clique aqui para ver as imagens.
08.07.08
Chelpa Ferro no novo VCA
O grupo Chelpa Ferro é tema do próximo documentário da Videobrasil Coleção de Autores, que terá direção de Carlos Nader. As gravações começam dia 18.7 no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, onde os artistas Barrão, Luiz Zerbini e Sergio Mekler, do Chelpa Ferro, montam sua instalação Jungle Jam.
Com motores que giram sacos plásticos numa sinfonia de ritmos pré-programados, a instalação já passou por Liverpool e pelo CCBB do Rio de Janeiro, e é uma das dez obras da mostra Jardim Elétrico, que fica na Galeria Vermelho, São Paulo, até o dia 5.7.
Banda performática e matriz de objetos, esculturas e instalações sonoros, o Chelpa Ferro esteve nas bienais de Veneza (2005) e de São Paulo (2004). Seus projetos “atacam a plasticidade do som em toda sua escala”, nas palavras do crítico e curador Agnaldo Farias.
Resultado da parceria do Videobrasil com o SESC São Paulo, o sexto documentário da VCA será lançado em 2009.
Itinerância na
Austrália
Solange Farkas, curadora da Associação Cultural Videobrasil e diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia, viajou em junho pela Austrália e Nova Zelândia para apresentar a Itinerância Videobrasil 2008-2009 no Sydney Film Festival e em centros de mídia em Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide e Auckland.
Em Sydney, participou da mesa-redonda Art/Cinema, com curadores e críticos australianos, além de David Cranswick, diretor do d/Lux/MediaArts.
A Itinerância é uma realização da Associação Cultural Videobrasil e do SESC São Paulo, com patrocínio da Petrobras. Reúne trabalhos premiados no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil, entre escolhas do júri e do Programa Videobrasil de Residências.
A Itinerância foi lançada em abril e já viajou por mais de vinte cidades brasileiras, além de Barcelona e Buenos Aires. Em julho, passa pelo Cine Rancho durante o Festival de Arte Serrinha em Bragança Paulista (18 e 19.7) e pela unidade do SESC São Paulo em Araraquara (16 e 17.7).
Instituições e pessoas interessadas em exibir a Itinerância Videobrasil 2008-2009 devem escrever para o email info@videobrasil.org.br.
+ Veja o trailer do programa
08.07.08
BijaRi: Dossier e Encontros
A publicação online FF>>Dossier, que reúne conteúdos exclusivos sobre artistas do sul, volta à periodicidade mensal, com uma série de edições que enfocam os artistas premiados no 16º Videobrasil (São Paulo, 2007).
No ar, o primeiro Dossier da série tem como tema o coletivo paulistano BijaRi, que se dedica desde 1996 a criar projetos de intervenção urbana usando linguagens do design gráfico à videodança.
No dia 11 de julho, às 20h30, artistas do coletivo estarão nos Encontros SESC_Videobrasil, no SESC Avenida Paulista, para exibir registros de suas principais ações e conversar com o público.
Os Encontros acontecem na videoteca do SESC Avenida Paulista, que abriga o Acervo Videobrasil no SESC, com quatrocentos vídeos disponíveis para o público.
Com reportagem e textos de Denise Mota, a série Dossier Premiados se estende até 2009.
Além do BijaRi, dedica edições aos artistas Marcello Mercado (Argentina), Nicolás Testoni (Argentina), Caetano Dias (Brasil), Danillo Barata (Brasil), Eustáquio Neves (Brasil), Ayrson Heráclito (Brasil), Dan Halter (Zimbábue), Alexandra e David Beesley (Austrália), Mounira Al Sohl (Líbano) e Jamsen Law (China/Hong Kong).
Marcadores:
Associação Cultural Vídeo Brasil convida
neuza ladeira e sua poiesis
Na foto, neuz ladeira diverte-se a dançar(uma de suas aixões, com a Arte e a Poesia), no "Fundo do Baú", bar temático na Av.Raja Gabaglia em Belo Horizonte, MG, ao som da banda TANCREDOS.
Abaixo, dois belos poemas de sua lavra, em títulos, captados no http://amata.anaroque.com
Recordar-me de quem disse que os peixes calmos,nadam no aquário?
Sei que a rosa nunca foi em Hiroxima, mas que ela e Nagasaki existiram.
Depois daqueles beijos os históricos marcados pela moda fantasiosa,
a fantasia ainda bate de porta em porta, onde um número tatuado está!
Mostrar os dentes,não!
Ando vendo que as coisas não são tão engraçadas quanto parecem.
Mona Lisa avisa há o se cuidar, o sorriso usual, anormal e igual.
Neuza Ladeira
junho 9, 2007 1:48 AM
Mandala azul tonaliza a transparência
A cascata cai tranqüila perfumando
Refrescando a sua natureza
Bem aqui no quadro de Thomas Kinkade
Neuza Ladeira
Por neuza ladeira | janeiro 18, 2008 12:46 PM
Fonte:http://amata.anaroque.com/arquivo/2006/03/unobtainable
Marcadores:
neuza ladeira e sua poiesis
segunda-feira, 7 de julho de 2008
POETUS de LLOBUS:Luciano Nunes -Podrera
O poster virtual de julho do POETUS, criado por Marco Llobus,mostra poema e foto de Podrera(Luciano Nunes)
Marcadores:
POETUS de LLOBUS:Luciano Nunes -Podrera
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Arte e Poesia no lançamento do ORIGINAL-livro de artistas
Em colóquio (*), Clevane Pessoa (desenhista e poetisa, Eliane Velozo(fotógrafa e poeta)e Graça Campos (artista plástica e poetisa), conversam sobre a exposição que Eliane fará em agosto, no Texas.A partir de um sonho, ela viajou em busca de raízes negras -aguardem a entrevista com ela a respeito- e as fotos resultntes, serão expostas na LHUCA "The Louise Hopkins UNDERWOOD-center For The ARTES"
(511 Avenue k -Lubbock,TX (79401.1800)
"WHITE DREAM
A SOLO PHOTO EXHIBITION
by ELINE VELOZO"
A mostra é dedicada a Catherine e Ray Kitten.
Eliane nos contava que flagrou um belo momento:um bebê ser amamentado pela mãe, em uma plantação de algodão pediu ao marido da mulher permissão e registrou a cena.
A maravilhosa viagem , que a fez reencontar atavismos e costumes familiares, será contada em livro.A fotógrafa é autora de um belíssimo ensaio fotográfico, denominado "TEMPOS DE TEMPO", livro apoiado pela lei Municipal de Incentivo à Cultura da Cidade de Aracaju(1997).Além da fotografia, conta ainda com esquemas de diversas instalações.
Aguardamos, ansiosos, o próximo .
(*) No lançamento do ORIGINAL-Livro de artistas, veja página anterior, que aconteceu dia 02/07, nos Jardins do Palácio das Artes, em mais uma realização de regina Mello, Diretora do Museu Nacional de Poesia (MUNAP)
Graça Campos, prepara uma série de telas sobre mulheres entrelaçadas à sua história,-de sua própria babá, a uma vendedora de bananas,para mais uma exposição e lançará brevemente seu primeiro livro de poemas.
No entorno, os artistas esperavam que Regina distribuisse as caixas com seus trabalhos e passasse um deles no telão.
ORIGINAL- O LIVRO DE ARTISTAS
Foto:
Em click de Gabriel Pessoa, da esquerda para a direita,sentadas : Clevane Pessoa, Eliane Velozo, Graça campos e Karina Campos(em pé)
As poetisas Clevane , Eliane e Graça participaram do evento PAZ e Poesia, realizado no dia 30 de março deste ano e ajudarm a distibuir poemas impressos (cento e vinte cinco mil) e mil e duzentos livrosde poemas ,novos,embrulhados para presente,aos artesãos da feira de artesanato da Av.Afonso Pena, na capital mineira.
As duas primeira participaram com 25 trabalhos para o "Original-Livro de Artistas", numa concepção de Regina Mello, também Cônsul de Poetas del Mundo, Diretora do MUNAP (Museu Nacional de Poesia),membro do Kasa Vazia .
Regina Mello pede a 20 artistas que façam 25 trabalhos livres, em técnica e materiais, e com eles, forma 25 livro, o quais foram entregues em granes caixas pretas, com o titulo.Os cinco excedentes são doados e um guardado para arquivo.O Diretor da Fundação Clóvis Salgado, recebeu uma das coleções .
Os demai são doados para Museus.Em um telão, foi aresentado um trabalho de cada um dos artistas, inclusive da edição 2.
participamos da edição III, sob o tema geral "A Forma do Pote Vazio"
Marcadores:
ORIGINAL- O LIVRO DE ARTISTAS
terça-feira, 1 de julho de 2008
CRAC Valparaíso
CRAC Valparaíso | Centro de Residencias para Artistas Contemporáneos | 2007
Av. Prat 798 of. 574 Valparaíso (edificio de la Bolsa de Valores) tel: (56) (32) 2214034
CRAC
www.cracvalparaiso.org
CRAC Valparaíso | Centro de Residencias para Artistas Contemporáneos
Centro de Residencias para Artistas Contemporáneos
En este lugar se registra toda la información que se desprende de las residencias de artistas en la ciudad de Valparaíso como intervenciones, talleres, conferencias, etc.
La modalidad de residencia que ofrece CRAC contempla que el trabajo de arte se vincule con el lugar de emplazamiento de nuestro Centro que es la ciudad de Valparaíso, Chile.
CRAC ofrece dos modalidades de Residencias: Por convocatoria o Pagadas.
Residencias por Convocatoria:
Becas ofrecidas para artistas, financiadas totalmente o en parte por CRAC, a partir de un llamado a postulaciones difundido en nuestro sitio web y en otros espacios asociados.
Residencias Pagadas:
CRAC ofrece alojamiento para artistas, investigadores o curadores que quieran experimentar la vida cotidiana en la ciudad de Valparaíso. Esta residencia puede ser desde una semana hasta dos meses. Los interesados deberán pagar con sus propios recursos las tarifas de alojamiento. para más información escribir a residencias@cracvalparaiso.org
"estamos trabajando para hacer residencias con artistas de distintos paises. En esta primera fase es para los artistas de las ciudades que hemos mencionado y corresponden a latinoamericanos. Si tienes alguna propuesta en concreto escríbenos un mail a contacto@cracvalparaiso.org y vamos conversando,
saludos!"
Av. Prat 798 of. 574 Valparaíso (edificio de la Bolsa de Valores) tel: (56) (32) 2214034
CRAC
www.cracvalparaiso.org
CRAC Valparaíso | Centro de Residencias para Artistas Contemporáneos
Centro de Residencias para Artistas Contemporáneos
En este lugar se registra toda la información que se desprende de las residencias de artistas en la ciudad de Valparaíso como intervenciones, talleres, conferencias, etc.
La modalidad de residencia que ofrece CRAC contempla que el trabajo de arte se vincule con el lugar de emplazamiento de nuestro Centro que es la ciudad de Valparaíso, Chile.
CRAC ofrece dos modalidades de Residencias: Por convocatoria o Pagadas.
Residencias por Convocatoria:
Becas ofrecidas para artistas, financiadas totalmente o en parte por CRAC, a partir de un llamado a postulaciones difundido en nuestro sitio web y en otros espacios asociados.
Residencias Pagadas:
CRAC ofrece alojamiento para artistas, investigadores o curadores que quieran experimentar la vida cotidiana en la ciudad de Valparaíso. Esta residencia puede ser desde una semana hasta dos meses. Los interesados deberán pagar con sus propios recursos las tarifas de alojamiento. para más información escribir a residencias@cracvalparaiso.org
"estamos trabajando para hacer residencias con artistas de distintos paises. En esta primera fase es para los artistas de las ciudades que hemos mencionado y corresponden a latinoamericanos. Si tienes alguna propuesta en concreto escríbenos un mail a contacto@cracvalparaiso.org y vamos conversando,
saludos!"
Poetas Suicidas
Poeta padece de hiper-sensibilidade-o que gera super-defesas, aprendi na Faculdade de Psicologia, apreendi na vida.É capaz de desinstalar-se de si, sair do soma e mergulhar no Cosmos, no infinito.nem sabe o quanto é resiliente.Re/suicida-de todos os dias de sua vida, mas renasce ébrio de luz e de beleza, para reiniciar seu ciclo pessoal de criatividade.Inclusive, recriar a si mesmo.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poetas Suicidas
Clevane Pessoa de Araújo lopes
Suicídio de Poeta
(I)
Todos os poetas são suicidas,
quais araras,quais falenas.
Todos os dias morrem um pouco,
cansados quais beija-flores,
quais borboletas
Pesa muito a lucidez do louco!
Para eles, são imensas,
às vezes insuportáveis,
coisas muito pequenas.
Mas renascem de sua própria essência,
Fênix a renascer, renascer,renascer,
para voar sacudindo as cinzas
da pira sacrificial...
Suicidio de Poeta
(II)
Há dias
em que corto as veias da alma
com estilete de cristal.
Depois aparo a hemorragia
com algodão roubado às nuvens,
Coloco um band-aid
de pétala de flor
e saio a exibir à vida,
a novidade.
Suicídio de poeta
(III)
Escondo o rosto
sob o acolchado.
Inspiro gás carbônico,
porque a cabeça dói.
Corto a cabeça
e tenho alívio.
Mas sou poeta.
Fabrico uma cola de contato,
tiro meu próprio retrato
e me deito, nariz para a vida,
inspiroexpiro
o*x*i*g*ê*n*i*o*
e durmo para sonhar
Suicídio do Poeta
(IV)
Depois de dizer que vou embora
porque estilhaços de medo
cortam e sangram-me
o senhor coração
fecho os olhos
para não ver a dor.
Mas em um segundo
saio correndo
e vôo pela janela,
para avisar ao bem amado
que não partirei mais.
E vou escrevendo
versos de para sempre,
para sempre,sempre.
Poeta Suicida
(V)
Se é poeta suicida
como apregoa em seu nick,
há de suicidar-se/ressuscitar
todos os dias.
A alma aberta em leque
apreende aagonia.
O leque se fecha,
por hipersensibilidade.
escreve a elegia..
É cheio de superdefesas.
E renasce de si,
broto verde após a queimada...
(Ao(s)Poeta(s)-suicida(s) Belo Horizonte, MG em 09/06/2005
CEstes poemas fazem parte da "Antologia Virtual Clevane Pessoa de Araujo",criada dada de presente a mim , pelo site Direito e Poesia (http://iaracaju.infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?identificacao=Antologia%20poética%20de%20Clevane%20Pessoa%20de%20Araújo%20Lopes#cp4) ,pelo que sempre serei grata- e também foram publicados no Recanto das Letras.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poetas Suicidas
Clevane Pessoa de Araújo lopes
Suicídio de Poeta
(I)
Todos os poetas são suicidas,
quais araras,quais falenas.
Todos os dias morrem um pouco,
cansados quais beija-flores,
quais borboletas
Pesa muito a lucidez do louco!
Para eles, são imensas,
às vezes insuportáveis,
coisas muito pequenas.
Mas renascem de sua própria essência,
Fênix a renascer, renascer,renascer,
para voar sacudindo as cinzas
da pira sacrificial...
Suicidio de Poeta
(II)
Há dias
em que corto as veias da alma
com estilete de cristal.
Depois aparo a hemorragia
com algodão roubado às nuvens,
Coloco um band-aid
de pétala de flor
e saio a exibir à vida,
a novidade.
Suicídio de poeta
(III)
Escondo o rosto
sob o acolchado.
Inspiro gás carbônico,
porque a cabeça dói.
Corto a cabeça
e tenho alívio.
Mas sou poeta.
Fabrico uma cola de contato,
tiro meu próprio retrato
e me deito, nariz para a vida,
inspiroexpiro
o*x*i*g*ê*n*i*o*
e durmo para sonhar
Suicídio do Poeta
(IV)
Depois de dizer que vou embora
porque estilhaços de medo
cortam e sangram-me
o senhor coração
fecho os olhos
para não ver a dor.
Mas em um segundo
saio correndo
e vôo pela janela,
para avisar ao bem amado
que não partirei mais.
E vou escrevendo
versos de para sempre,
para sempre,sempre.
Poeta Suicida
(V)
Se é poeta suicida
como apregoa em seu nick,
há de suicidar-se/ressuscitar
todos os dias.
A alma aberta em leque
apreende aagonia.
O leque se fecha,
por hipersensibilidade.
escreve a elegia..
É cheio de superdefesas.
E renasce de si,
broto verde após a queimada...
(Ao(s)Poeta(s)-suicida(s) Belo Horizonte, MG em 09/06/2005
CEstes poemas fazem parte da "Antologia Virtual Clevane Pessoa de Araujo",criada dada de presente a mim , pelo site Direito e Poesia (http://iaracaju.infonet.com.br/direitoepoesia/poesianossacadadia_textos.asp?identificacao=Antologia%20poética%20de%20Clevane%20Pessoa%20de%20Araújo%20Lopes#cp4) ,pelo que sempre serei grata- e também foram publicados no Recanto das Letras.
O CELSUL -- Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul
Recebemos a indicação deste encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, através do divulgador cultural poeta Fernando Fiorese:
"CELSUL em Porto Alegre
O CELSUL -- Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul -- é uma associação cujo objetivo é aproximar os lingüistas que atuam nas Universidades da região sul do Brasil. Seus encontros procuram oferecer um espaço de discussão e divulgação da produção científica regional e nacional nas áreas de lingüística e lingüística aplicada. Além disso, os encontros do CELSUL também têm tentado se caracterizar como um fórum multidisciplinar, de interação entre lingüistas e estudiosos de áreas afins -- como os estudos literários, a comunicação, a psicologia, a fonoaudiologia, etc.
O próximo encontro do CELSUL ocorrerá no Campus do Centro da UFRGS, em Porto Alegre, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2008. As atividades do evento incluirão: 1) conferências de lingüistas de renome nacional; 2) mesas redondas nas principais áreas de pesquisa e debate da lingüística e da lingüística aplicada; 3) sessões de comunicações em grupos temáticos organizados e coordenados por especialistas, e 4) sessões de pôsteres para a apresentação de trabalhos avulsos.
Convidamos a todos os interessados em apresentar trabalhos no VIII Encontro do CELSUL a submetê-los à seleção. As inscrições estão abertas até o dia 7 de julho".
"Chamada para Trabalhos
Convidamos a todos os interessados em apresentar trabalhos com resultados de pesquisa, concluída ou em andamento, em qualquer uma das áreas da lingüística teórica ou da lingüística aplicada, a submetê-los à seleção de trabalhos do VIII Encontro do CELSUL. São duas as modalidades de apresentação:
trabalhos a ser apresentados como comunicação em grupos temático;
trabalhos a ser apresentados como pôster avulso.
O prazo final para as inscrições é o dia 7 de julho, e o resultado da seleção de trabalhos será anunciado nesta página, no dia 21 de julho.
Comunicações nos Grupos Temáticos
A apresentação de comunicações no VIII Encontro do CELSUL será limitada às sessões dos grupos temáticos selecionados. Cada GT irá congregar entre 12 a 20 comunicações, a ser apresentadas em quatro sessões de 1 hora e 30 minutos cada (ver grade de programação). Os GTs serão organizados por dois coordenadores, que também serão responsáveis pela seleção dos trabalhos do GT. Os autores destes trabalhos deverão ser mestres, doutores ou alunos inscritos em programa de pós-graduação.
Para maiores detalhes, clique aqui.
Pôsteres Avulsos
O VIII Encontro do CELSUL terá duas sessões de pôsteres de 1 hora e 30 minutos cada uma (ver grade de programação). Cada uma destas sessões acolherá de 30 a 40 trabalhos, a serem selecionados por um comitê designado pela Comissão Organizadora. As sessões de pôsteres têm como objetivo oferecer um espaço de apresentação tanto para pesquisadores em fase inicial de desenvolvimento de seus estudos (alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica, mestrandos em fase inicial pesquisa, etc.) quanto para pesquisadores que, por uma razão ou outra, não pretendem submeter seu trabalho aos grupos temáticos e preferem uma apresentação "avulsa"."
FONTE:http://www6.ufrgs.br/iletras/ppg/celsul/chamada.htm
RED MUNDIAL DE ESCRITORES EN ESPAÑOL: R E M E S
Issa Martínez Llongueras –México e Luis E. Prieto Vázquez –España-
Responsables Generales de REMES", convidam:
(Visite e conehça o site, inscreva-se se escreve em espanhol,
participe:http://www.redescritoresespa.com" Cheguei a ele através do nome do "Poetamigo" Rafael Jesus González México/EU).
"RED MUNDIAL DE ESCRITORES EN ESPAÑOL: REMES
http://www.redescritoresespa.com
Esta página Web-directorio nace con dos objetivos básicos y muy concretos:
- Ser un referente de consulta obligada sobre todos los escritores en lengua española (aunque su idioma vernáculo o habitual sea diverso) en cuanto a su bio-bibliografía general y específica, tanto para Revistas, como para Instituciones Culturales, Portales Literarios u otros escritores.
- Poner un importante grano de arena en la lucha contra el habitual anonimato de la Red, y, por ende, contra el frecuente fenómeno del plagio literario, que un instrumento tan universal y abierto (a la par que poco controlado) como Internet va propiciando cada vez con más asiduidad.
El éxito del proyecto –que no se oculta detrás de ningún secreto inenarrable, excepto de la transparencia- dependerá, sin duda, del deseo real y militante de todos los escritores a la hora de rellenar el formulario básico (http://www.redescritoresespa.com) y remitirlo a directorio@redescritoresespa.com , pero el propósito de los responsables de la idea es que pueda convertirse en lo más completo y universal posible.
Esperamos contar con la colaboración de la inmensa mayoría de los escritores en lengua española.
Gracias.
Issa Martínez Llongueras –México-
Luis E. Prieto Vázquez –España-
Responsables Generales de REMES"
RED MUNDIAL DE ESCRITORES EN ESPAÑOL: R E M E S
Directorio de Escritores
Cómo participar
Ficha ejemplo
Denuncias y Derechos
Responsables de Remes
Noticias para Miembros
A B C D E F G H I J K L M N Ñ O P Q R S T U V W X Y Z
.
RED MUNDIAL DE ESCRITORES EN ESPAÑOL: REMES
"Hola: quiero informarte de un reciente proyecto y para el que te pido tu colaboración, tanto informativa como participativa: RED MUNDIAL DE ESCRITORES EN ESPAÑOL: REMES.
Lo puedes ver en http://www.redescritoresespa.com y conocer su filosofía, y sus objetivos de lucha contra el anonimato y el plagio.
Si deseas aparecer en el Directorio de Escritores en Español (como la han hecho ya miles de autores) mándanos tu ficha actualizada, y por favor siguiendo LAS INSTRUCCIONES DE LA FICHA ADJUNTA.
Espero, en cualquier caso, que puedas difundir la idea.
Gracias por el tiempo de leerme.
Saludos.
Luis E. Prieto
Co- responsable general REMES
Director de Palabras Diversas
RED MUNDIAL DE ESCRITORES EN ESPAÑOL: REMES
Ficha-Formulario para participar y enviar a directorio@redescritoresespa.com o a palabrasdiversas@palabrasdiversas.com
Favor de seguir los epígrafes:
Fotografía formato JPG, GIF o BMP (*)
- Apellidos y Nombre (*)
- Seudónimo
- Año, lugar y país de nacimiento (*)
- Lugar y país de residencia (*)
- Profesión
- Actividades y Premios
- Enlaces URL a publicaciones electrónicas (*)
- Bibliografía
- Página/s web del autor
- Correo/s electrónico/s (*)
Los apartados con (*) son IMPRESCINDIBLES para entrar en el Directorio.
IMPORTANTE
Sírvanse remitir la ficha en archivo adjunto Word, sin justificar, sin viñetas, sin sangrías, a un espacio sencillo entre renglón y renglón y la fotografía independiente en archivo adjunto formato JPG.
Ver la ficha ejemplo:
http://www.redescritoresespa.com/F/fichaejem.htm
Mira el Concurso en la Cuidad del Mexico:
El XXVIII Congreso Mundial de poetas será llevado a cabo en Acapulco, Gro. México del 12 al 16 de octubre del 2008, y es un gran honor para nosotros los mexicanos invitar a todos los poetas del mundo a compartirlo.
El magnífico patrimonio natural y cultural de México nos identifica como uno de los más atractivos destinos turísticos. Acapulco es uno de los lugares más bellos del mundo: sus diversos paisajes y su clima templado, los tibios vientos, la exuberante y variada vegetación, la tranquilidad del mar, sus acantilados, la luz del cielo, los misteriosos amaneceres así como sus maravillosas puestas de sol y la formación natural de sus dos bahías, lo hacen un lugar único en su género. Todo esto, además de las celebridades que lo visitan y la feliz generosidad de sus habitantes, ha contribuido a incrementar la fama de este hermoso lugar, de esta inolvidable y permanente fiesta azul.
Información General
--------------------------------------------------------------------------------
Congreso
El congreso se llevará acabo en el Hotel Emporio (Av. Costera Miguel Alemán 121, Fracc. Magallanes, C.P. 39670 Acapulco, Gro. Costo de $600.00 dólares, para socios, del 12 al 16 de octubre del 2008, todo incluido en hotel cinco estrellas en base doble. La habitación sencilla tendrá un costo adicional de $50.00 dlls. diarios. El hotel cuenta con playa privada, todas las habitaciones tendrán vista al mar. Da un click aquí La fecha límite para inscripción es el 15 de julio.
Tour Post Congreso(opcional)
Costo de $250.00 Dlls en habitación doble. La habitación sencilla tendrá un costo adicional de $50.00 Dlls diários. Visitando del 16 al 19 de octubre la ciudad de Cuernavaca, México D.F., las Pirámides de Teotihuacan, el Museo Nacional de Antropología e História y otros lugares de interés. Para más información dar click aquí
Antología
Las poesías deben ser enviadas (dos poemas en inglés o español) a través de e-mail con fecha límite del 15 de julio.
Biografía no mayor de 15 líneas con foto reciente de alta resolución
Las poesías no deben de exceder de 30 versos.
TODA LA INFORMACIÓN DEBERÁ ENVIARSE EN UN SOLO ARCHIVO POR E-MAIL
Tema del Congreso
“La Poesía en la Intimidad del Alma”
Concurso de Poesía
En dos idiomas: inglés y español. Los trabajos deberán ser enviados por e-mail con fecha límite del 15 de julio. Tema libre. Su poesía deberá ser firmada con Pseudónimo y enviar sus datos personales en archivo adjunto por separado.
Traducciones
Español, Inglés y Chino en las Ceremonias de Inauguración, Clausura y Entrega de Premios y Doctorados.
dirección E-mail XXVIIIWCPacapulco@gmail.com
Lecturas de Poesia y Presentaciones de Libros
Hay suficiente tiempo para las lecturas y presentaciones, los espacios se irán asignando conforme las inscripciones vayan llegando.
Tarífas Aéreas Especiales
Aeroméxico otorgará una tarifa especial a todos aquellos que viajen al XXVIII Congreso desde los lugares donde esta línea opera. Dar click para checar información"
Vistalo:
http://www.uaa.edu.mx/wcpacapulco2008/index.html
Marcadores:
RED MUNDIAL DE ESCRITORES EN ESPAÑOL: R E M E S
Assinar:
Postagens (Atom)