sexta-feira, 18 de abril de 2008

Aniversário de Claudio Márcio Barbosa e rememória do dia 30/03



Hoje, enviei ao grupo esse e-mail/convite:

19 de abril:Dia do Índio,Dia do Aniversário do Claudio Márcio, nesta semana, do restaurante D.Preta...... (Dia 12, de Llobus, dia 17, da Rede Catitu)


Amigos Poetas;
Sábado, aniversaria o grande amigo dos seus amigos ,dos artistas e dos poetas :Claudio Márcio Brarbosa, aquele que afirma que, se "poesia não dá camisa a ninguém", aquece alma, vejam:

POESIA

Não dá camisa a ninguém
Mas veste,
nutre
e harmoniza
a alma

Sei que no corpo do e-mail, os versos costumam desconfigurar-se, mas se alguém quiser formatar...Ela vem em forma de cruz (ou mesmo de camiseta),foi assim publicada, por exemplo, em Estalo, a Revista,número 2,página 8.

Quando contei a ele minha vontade de fazer uma pequena intervenção da poesia pela PAZ, ele imediatamente acoplou à idéia, a sua metáfora de "Chover Poesia em Belo Horizonte ", que poderia ser real (poemas distribuídos de helicóptero )ou entregues mão a mão.Mano a mano.E imediatamente, mobilizou estratégias.Procuramos então Llobus, que também aniversariou dia 12/04 e ontem celebrou o primeiro aniversário da Rede Catitu ( com um grande pequeninique urbano, no Espaço ECOMUM ), que preside - e este, somou suas próprias idéias.Tal e qual no livro infantil "Nicolau Tinha Uma Idéia", onde, numa cidade de solitários, Nicolau começa a somar o que um pensava ou desejava às idéias dos outros e em breve, a comunicação , belamente, começou a ocorrer.

Fomos, Bilá e eu, na ONG ARTE PELA PAZ, que ela conhecia, e conseguimos um lugar para as reuniões.
Vocês, convocados pela Internet ou por telefone, apareceram.

E foi assim , que em 30 de Março, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, choveu e ainda chove POESIA:1200 livros distribuídos, 152 mil poemas impressos.Poetas de muitas as partes do Brasil e vários Países, mandaram sua Poesia.Livros acumulavam-se.Tal nossa comunhão, que , às vésperas do evento, embrulhamos , em mutirão , para presente, mais de oitocentos livros (porque muitos já foram entregues embrulhados, quais os trazidos por Angela Togeiro), em menos de duas horas-porque soubemos que a ONG ARTE pela PAZ não abre aos sábados.Então, na sexta, ali ficamos, anotando títulos e autores (Angela Togeiro liderava esse rol, anotando tudo)...A cada momento, chegavam novos pacotes, abríamos o que a secretária da Arte pela PAZ nos entregava até o nome desta ONG coadunou-se com nosso propósito.Já lhe fiz uma visita de agradecimento pela acolhida!).Cada uma, qual numa linha de montagem , fazia algo.Trabalho limpo, fácil, prazeroso. Bom estarmos unidos!

No domingo, a alegria de escrevermos versos nas camisas uns dos outros.Houve quem temesse aparecer, com medo de repressão à panfletagem ( e desde quando distribuir poemas é panfletar?Onde está escrito que levar PAZ é irregular?!),Mas Claudio Márcio nos muniu da segurança de um alvará concedido.O milagre aconteceu.Choveu Poesia.

Depois da distribuição, enquanto os demais iniciavam o sarau a céu aberto,fomos agradecer.Encontramos bombeiros, fiscais, artesãos, policiais...lendo POESIA.Fomos elogiados pela haronia doi evento.O representante da Prefeitura , os da feira, aprovaram, disseram que , documentados, estávamos "no caminho certo", que a feira de artesanato precisa mesmo de mais cultura- e nos ofereceram outras fei ras para distribuir versos . Maravilha!) .E cada um de nós experienciou o milagre da doação, ao entregar os livros aos artesãos, para festejar seu dia...

Quem ainda não viu , as fotos,clicadas por Marco llobus e Regina Mello, estão aqui em

http:pazeposia.blogspot.com

(e qualquer dia, o Leo, super solidário, que filmou tudo, nos convidará para uma sessão de rememória, aguarem!)

Aí também , postarei todos os poemas.Em fase de muito trabalho, ando meio caracol, mas TODOS ali estarão.Exceto se não quiserem.

E a UEMG nos convidou a fazer o mesmo evento lá.Faremos, por que não?...Além disso, aguardem:a antologia acontecerá.Basta acreditar em milagres...

UM abraço de parabéns ao Claudio e ao Llobus, que formatou todos os poemas e enviou para a Gráfica e editora O Lutador, que nos deu aquele caprichosos presente.Acho que todos deveríamos enviar e-mails agradecendo a esse importante aopio.Agradecer é sempre preciso...


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Embaixadora Universal da Paz(Cercle Univ.de Les embassadeurs de La Paix-Genebra, Suiça)

ANIVERSÁRIO DE SÁBADO:



O restaurante D.Preta, onde com sua família , nos atende tão bem e abre espaço a eventos de Poetas e Artistas, também completa 5 anos.Todos os dias, há sorteios de brindes e mais o sorriso largo de todos que ali nos recebem.

VIDA LONGA A CLAUDIO MÁRCIO!

Quando amigo aniversaria,
eu que sou sua amiga,
peço ao Cosmos um mar de alegria
de presente ao versejador.
Que sua alma de formiga,
cuja metade é cigarra,
presenteie o trabalhador
de versos ,aonde se agarra,
a esperança do amor.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte, véspera de 19 de março
(dia do dono da Terra Brasilis, dia do Claudio Márcio)

Escreva aqui sua saudação e mande para ele (ideclamar@yahoo.com.br)

Nenhum comentário: