segunda-feira, 28 de abril de 2008

Evento Árvore da Paz e da Poesia -CCSB-Belo Horizonte, MG




Marilza Máximo, responsável pelas oficinas , fez vários tsurus(os pássaros da sorte japoneses:grous capazes de realizar desejos, na antiga tradição),muitas borboletas, com as crianças e depois foi ajudada por todos os funcionários do Centro Cultural S.Bernardo...Um trabalho belo e paciente, depois, uma festa para o olhar:de várias árvores, balançavam-se formas pailonáceas e pássaros brancos.

Os poemas de 152 poetas de muitas partes do mundo, além dos mineiros e brasileiros, inteiro , foram colocados numa outra árvore, durante o evento "Árvore da Poesia e da Paz", que , em projeto nosso, entrou na programação de abril .

Essa outra árvore ficou gestante de poemas, uma beleza!

Por todo o lado, crianças maiores e adolescentes em pernas de pau -muitos alunos de Teatro do diretor Fernando Fabrini-circulavam.

Vestidas de branco, Marilza Máximo e eu, falamos sobre a PAZ,ela cantou com as criançlas,contamos a história da japonesinha Sadako Sasaki, vítima de radiação da bomba atômica em Hiroshima,que dedicou-se, no Hospital onde se tratava de leucemia, a fazer tsurus pela Paz Mundial.

Muitas das crianças, eram bem pequenas, acompanhadas de suas professoras e usamos vários recursos de onomatopéias, mímica, para que compreendessem o que fôra a bomba -atômica.Convidados a dar "abraços de borboleta", acalmar o coração e respirar polarizadamente, os pequeninos, em cujos delicados pulsos, foi amarrada uma fitinha branca,foram ouvintes atentos.

Conforme escrevi no convite, "A PAZ DEVE SER PARTE IMPRESCINDÍVEL DO PROCESSO EDUCATIVO".Nos Anos 80,eu morava no Maranhão, em S.Luiz-"A Ilha Do AMOR" e fui convidada a desenvolver um tema sobre a Educação de adolescentes, num simpósio de Neurologia ,Psiquiatria e Pediatria.Toda a minha fala , girou em torno da não-violência e essa afirmativa foi a tônica de todos os possíveis aspectos da taxionomia dos processos educativos.

Ao ver, no Centro Cultural S.Bernardo, um dos pontos em atividade, da Fundação Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, criancinhas, mudei toda a estrutura de meu discurso poético, a fim de que elas pudessem apreender e aprender sobre a PAZ.É preciso semear desde cedo, para a garantia da floração e da frutificação futura.

Agradeço a Maria José Rodrigues, Chefe de divisão do CCSB(Região Norte da Capital) e a todos os funcionários, por abrirem as portas,os portões e seus corações a esse evento.Na qualidade de Embaixadora da Paz(Cículo dos Embaixadores da Paz-Genebra suiça),penso que iniciarmos pela infância, adolescência e juventude, é a primícia das condições sine qua non para que a harmonia nas Relações Humanas e o perfeito desenvolvimento dos Direitos humanos,realmente possa ser consistente e desenvolver-se em prol da PAZ.

E ainda aos fotógrafos-poetas Brenda Mars, Marco Llobus,que registraram as árvores engalanadas de pássaros e borboletas (origamis) , a árvore grávida de poemas, as crianças, o branco, as cores.E depois a presença de Silvia Motta,da Academia João Guimarães Rosa, que distribuiu seus acróticos,do Dr. Kólia Patrice Lacerda Gomes, com Àurea,de Fernando Fabrini, cujos muitos alunos estiveram -à tarde transitando pelo pátio com altas pernas de pau-de Claudio Márcio Barbosa, do Restaurante D.Preta e do Alô Vida..

Foi uma tarde muito bela e tranqüila, que repetiremos em breve - e já há um encontro maior, programado para 22 de setembro.

Os poemas colados na árvore vestida de branco, foram impressos pela Gráfica e Editora "O Lutador", para o evento Paz e Poesia, de 30/03/2008.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa pelo CBLP
Vice-Presidente do Imersão Latina.


Crédito das Fotos:
Brenda Marques Pena (Brenda Mars, presidente do Imersão Latina),que gentilmente as enviou.

Nenhum comentário: