domingo, 10 de maio de 2009
Gênesis Recriado-Brenda Mars.
Vá à página do blog do IMEL, para ver as lindas imagens.Aqui, transcrevo o conto-alegórico de sua Presdiente, a jornalista Brenda Mars--:
http://imersao latina.blogspot.com
"Domingo, 10 de Maio de 2009
AMAMAE!
MANHÊ
AMAMAMÃE
MOMMAMÈRE!
FELIZ DIA DAS MÃES!!!!
No Brasil todo segundo domingo do mês de maio é comemorado o dia das mães. O Imersão Latina deixa em imagens o que é difícil dizer em palavras e abaixo o conto "Gênesis Recriado" para que pensemos o quanto podemos construir um novo mundo a partir do ventre.
GÊNESIS RECRIADO
Brenda Mars
O silêncio quebrado por um som suave de águas trazia a calmaria e parecia afastar todo o medo. O canto dos pássaros se dispersava com o vento movimentando as árvores e os cabelos na paisagem. Um ganso se aproximava e ao molhar suas penas se deliciava diante do encontro com a natureza em um belo porto.
O Sol era um convite tropical para ver nitidamente artes alimentarem gostos e caprichos plenos de poesia. Sem sapatos e roupas, os pés percebiam o lodo molhado entre a sola e os dedos.
Por um instante um sonho fez-se ritual de fertilidade e nessa terra governada por aves-ninfas. Debaixo dos pés ao invés de areia, eram colocados cacos de ovos comidos por mulheres que geravam seres pássaros em seus ventres, voandodentro do útero, como um último pedido de liberdade.
As mulheres grávidas não davam luz mais a filhos, mas chocavam filhotes de pássaros, implorando perdão por toda a humanidade, destruidora do ar e das plantas, com suas ganâncias e excessos de desejo pelo poder. Homens acharam poder tudo até que um dia, por clamor da sobrevivência, necessitaram render-se aos gritos da natureza.
Os novos pássaros-meninos cresciam com o segredo de preservar o meio-ambiente, criar novos mitos e recuperar uma cultura nômade que tirava o alimento da Terra, mas esperava ela se recuperar para dar novos frutos. Esses seres não tinham história, nasceram para gerar outro homem e limpar o céu vermelho de tanto sangue.
Eles seriam capazes de transformar as cores do medo em esperança e as pedras em sementes ao sobrevoarem labirintos em busca de uma nova razão. Os ventres prenhos de criatividade das meninas-pássaro, que se fizeram mulheres e passaram a produzir inspiração em toda parte. O canto dessas criaturas, livres de maldade, reluzia nas estrelas e perpetuava as noites de claridade.
Esse conto é integrante do livro "Dias Contados" que será lançado pela Andross Editora em julho Para adquirir um exemplar, entre em contato com a autora Brenda
Mars pelo e-mail: brendajornalista@gmail.com
Marcadores:
Genesis Recriado-Brenda Mars
sexta-feira, 8 de maio de 2009
PAZ E POESIA-A Palavra No Mundo
Gabriel Impaglione , da Argentina solicita que o evento Paz e Poesia, de Belo Horizonte, MG, seja incluído no evento Mundial A Palavra No Mundo (de 14 a 17 de maio).
A ficha de confiramção está preenchida abaixo.
Um abraço e grata pela inclusão do Evento Paz e Poesia, do Brasil, em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.
Descrição do evento Arte pela Paz:
Trata-se de um evento sem fins lucrativos ou gastos, exceto as doações dos próprios organizadores , para pequenos gastos, se necessário e seu trabalho, com a ajuda de parcerias (ver abaixo).
Cada Poeta representa as academias, entidades e grupos aos quais pertence.
São distribuidos livros de Poesia , doados, novos ou semi-usados, sem danos, embrulhados em papel -fantasia, para presentear aos artesãos e artistas da chamada feira de artesanato(e arte).
A seguir, os Poetas pela paz e Poesia , dizem poemas (recital ).No ano passado, foi a céu aberto, neste ano será na AMI(Associação Mineira de imprensa) .
Em 2007, distribuimos 152 mil poemas-não apenas na data, mas durante todo o ano, em vários eventos-1200 livros,doados pelos próprios organizadores e participantes, editoras, etc.
Neste ano, de 2009 , pretendemos mais doações de livros , pois os artesãos da feira chegam a quase 3000 pessoas.
Os livros são embrulhados em um mutirão de poetas voluntários e alguns são entregues já embrulhados.
Nota explicativa:O "BOI" é um folguedo de danças, do folclore brasieliro.Foi trazido a Belo Horizonte pelo artista e professor Severino Iabá, que o coordena com a fotógrafa e poeta visual Eliane Velozo.
O nome BOI ROSADO é uma homenagem ao grande escritor brasileiro João Guimarães Rosa,
inclisive com a distribuição aos passantes de rosas cor-de-roda.Para o evento Paz e Poesia, a maioria das rosas, será branca.
Rosas cor-de-rosa serão colcoadas nas estátuas de bronze de autores mineiros, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Fernando Sabino,Paulo Mendes Campos,que estejam no trajeto do desfile de poetas com o Boi.Veja mais:caminhosdorosa.blogspot.com/2008/07/cortejo-do-boi-rosado.html
Objetivo geral:Celebrar a paz e a Poesia, mostrar a Cultura da Paz, como meio de expressão da POIESIS;
Objetivos específicos:distribuição de poemas impressos, confraternização entre os poetas participantes, distribuição de livros aos artistas e artesãos da Feira de Artesanato, na Av.Afonso Pena, em Belo Horizonte,MG, participação na escrita de versos em camisetas brancas(um poeta escreve no outro, com canetas próprias).
Desse Grupo (poetas Pela Paz e pela P oesia) são Embaixadores da Paz (Cercle de Les Ambassadeurs Univ.de la Paix):
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Angela Togeiro
Claudio Márcio Barbosa
Andreia Donadon.
(Por ordem de nomeação pela Presidente Gabrielle Simond,(Sede em Orange, França)
São Cônsules de Poetas del Mundo:os organizadores
Cônsul no Estado de MG:Bilá Bernardes.
Em
(e arte)
De: Gabriel Impaglione
Assunto: CLEVANE: Re: Fwd: Paz e Poesia ( Urgente):Acontecerá dia 17 de maio, de 2009-->Avisem aos demais Poetas pela Paz e pela Poesia
Para: "Clevane Pessoa"
Data: Domingo, 26 de Abril de 2009, 13:54
-Cara amiga, como vai voce?
es posible que la actividad del 17 de mayo la incluyan en el mnarco de palabra en el mundo?
cae justo para incluirla pues se trata de reunir y generar actividades poeticas entre el 14 y 17 de mayo en todo el mundo.
Y seria fantastico que la sumen al programa general de este "festival de poesia en todas partes".
para ello solo deberian enviar los siguientes datos(...):
y la incluimos en el programa..
si ya esta hecho, no tienen nada mas que hacer que anunciar que esa actividad se suma a Palavra no mundo.
un cariño nuestro para ti
gabriel
_________________________________________________
DATOS:
pais-- -->BRASIL
ciudad-->BELO HORIZONTE,ESTADO DE MINAS GERAIS
lugar----> FEIRA DE ARTESANATO (AVENIDA AFONSO PENA; RUA DA BAHIA,ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE IMPRENSA E PRAÇA DA LIBERDADE.
dia------->:17 DE MAIO DE 2009, DOMINGO, DAS 10 ÀS 13 HORAS
Organizadores------:"Poetas pela Paz e pela Poesia :
Em ordem alfabética: Antonio Carlos Dayrell ,Bilá Bernardes ; Brenda Marques Pena ; Claudio Márcio Barbosa; Fátima Sampaio; Iara Abreu,Marco Llobus;Clevane Pessoa de Araújo Lopes,Bilá Bernardes, Brenda Marques Pena , Marco Llobus;Severino Iabá (Folguedo Boi Rosado, em homenagem a João Guimarães Rosa )
Participantes-->Todos os poetas que o desejarem e ainda :
Regina Mello (Museu Nacional da Poesia-MUNAP);
Wilmar Silva (aNome Livros e Terças Poéticas ) ;
Diretores da ONG Associação Arte pela Paz (Anderson Martins , Leonardo Rabello, Joubert );
Graça Campos,
Livia Tucci,
Tânia Diniz,
Wagner Torres (Plurarts),
Membros do Alô Vida ;
Ricardo Evangelista e Sueli Silva(Sarau Tropeiro)
Neuza Ladeira ;
Juan Fiorini ;
Ana Alcântara
Márcia Simões,
Carlos Lúcio Gontijo e Wilson Miranda ( AMI_Associação Mineira de Imprensa );
IMEL(*Instituto Imersão latina-Brenda Mars, Clevane Pessoa e staff )
Gabriel Bicalho, J.B.Donadon, Andreia Donadon, J.S.Ferreira ( InBrasCi Mariana, Academia de Letras do Brasil ),Da cidade de Mariana , Brasil
Rosa Negra;
Rogério Salgado e Virgilene Araújo (Poesia na Praça Sere e Belô Poético);
Marília Siqueira (CLESI)
Darlan Tupinambá(Dimytrius)
Angela Togeiro.
Marco Aurérlio Lisboa
Esses e outros muitos poetas mais. Os Poetas representam suas entidades e academias:
Academia de Letras do Brasil/MG/Mariana, Academia Feminina de Letras (AFEMIL_Belo Horizonte), Academia de Letras de Conselheiro Lafayete (Conselheiro Lafayete-MG), Academia Municipalista de Letras (Belo Horizonte-MG) ,Academia Cachoeirense de Letras (Cachoeiro do Itapemirim/ES), InBrasCi, Aldrava Letras e Artes,Academia de Letras, Ciências e Artes de Neves (ANELCARTES-Neves, MG), Academia Dorense de Letras(Boa Esperança, MG), Academia de Trovas do RN (Natal), Associação Mineira de Imprensa-AMI - Belo Horizonte, MG), Instituto Imersão Latina(IMEL) .Academia de Letras de Itajubá (ALI) .ONE(Organização Nacional dos Escritores-S.Paulo/Sorocaba/Brasil)) , Rede Cultural Catitu ( Presidente Marcos Llobus) ;InBrasCi(sede Rio de Janeiro, Presidente Marilza Albuquerque; Cercle de Les Ambassadeurs Univer. de la Paix (Genebra, Suiça) , UBT/BH ;CLESI (Clube dos Escritores de Ipatinga) ;ACVSPE(Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores); Movimento Cultural aBrace (Nina Reis e Roberto Bianchi) ; Poetas del Mundo ;ALPAS XXI ;Imprensa ZAP (Elisabeth Misciasci );IWA (Inst.Internacional Writers and Artists-USA-Teresinka Pereira ),APPERJ, Oficina da Poesia-Sergio Gerônimo;UBT/Balneário de Camboriú(Gislaine Canales)
(Estes,Confirmados até agora)
Alguns Parceiros na divulgação e afins :
Aldrava Letras e Artes (Gabriel Bicalho e aldravistas),
ONG Associação Arte pela Paz;
Rest.Dona Preta;
Gráfica o Lutador, Gráfica Halt ;
Fiscais da Feira de Artesanato-Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Sementes de Poesia
Galeria da Árvore
Casa Verde
Everi Carrara (Telescópio)
Divulgação Pela Internet (listagem em construção):
InBrasCi (Governadora Andreia Donadon e staff- Cidade de Mariana/MG)
Blocos onLine (Portal-Uhracy Faustino e Leila Miccolis)
Revista A Náusea
Areté Educar
Portal Mhário Lincoln
Jornal Aldrava cultural
Chancelaria do inBrasCi na Ilha da Madeira (Portugal, Edison Almeida)
Portal Vânia Diniz
Mulheres Emergentes->http://mulheresemergentes.blogspot.com
http://muraldoescritor.ning.com(Ana da Cruz)
http://imersaolatina.blogspot.com
Arete Educar (Gildázio Santos)
Joaquim Evónio (Varanda das Estrelícias-Portugal->www.joaquimevonio.com.br)
Everi Carrara(Telescópio)
Dimytrhyus)
AVSPE(Malu Mourão, Efigênia Coutinho)
Gato Pingado
Voz do Escritor-UBES/PE (Alexandre Santos)
Heitor de Pedra Azul
Mural dos Escritores (Ana da Cruz)
Gaceta Literaria (Norma Segades-Manias)
Blogs:
http://poetaspoesiaepaz.blogspot.com
http://achamarteblogspotcom..blogspot.com
http://chamarteblogspotcom..blogspot.com
http://poietisas.blogspot.com.br
http://clevanepessoa.net/blog.php
http://muraldoescritor.ning.
http://imersaolatina.blogspot.com
Se o seu blog nos divulga e não está aqui, por favor, mande o link.
Se houver algo a incluir, envie;algum equívoco, corrija-nos.
obrigado:
Clevane
"y la incluimos en el programa..
si ya esta hecho, no tienen nada mas que hacer que anunciar que esa actividad se suma a Palavra no mundo.
un cariño nuestro para ti"
gabriel
- Mostrar texto das mensagens anteriores -
---------- Forwarded message ----------
From: Clevane Pessoa
Date: 2009/4/26
Subject: Re: CLEVANE: Re: Fwd: Paz e Poesia ( Urgente):Acontecerá dia 17 de maio, de 2009-->Avisem aos demais Poetas pela Paz e pela Poesia
To: Gabriel Impaglione
- Mostrar texto das mensagens anteriores -
Claro, Gabriel.Com prazer imenso.Teremos reunião da quarta feira e então, passarei aos Poetas pela paz e pela poesia teu pedido.
Um abraço e congratulações por esse belo trabalho.
Recomendações a Giovanna.
Digamos nos divulgando
Clevane
Cierto, Lobito Gabriel..
Con placer inmenso. Tendremos reunión de cuarta feria y entonces, pasaré a los Poetas por la Paz y por la Poesía de nustro grupo,tu demanda. Un colada y congratulações por este bonito trabajo. Recomendaciones a Giovanna. Sigamos divulgandonos.Clevane
Perdoname el Portuñol.
--- Em dom, 26/4/09, Gabriel Impaglione
- Mostrar texto das mensagens anteriores -
De: Gabriel Impaglione
Assunto: CLEVANE: Re: Fwd: Paz e Poesia ( Urgente):Acontecerá dia 17 de maio, de 2009-->Avisem aos demais Poetas pela Paz e pela Poesia
Para: "Clevane Pessoa"
Data: Domingo, 26 de Abril de 2009, 13:54
-Cara amiga, como vai voce?
es posible que la actividad del 17 de mayo la incluyan en el mnarco de palabra en el mundo?
cae justo para incluirla pues se trata de reunir y generar actividades poeticas entre el 14 y 17 de mayo en todo el mundo.
Y seria fantastico que la sumen al programa general de este "festival de poesia en todas partes".
para ello solo deberian enviar los siguientes datos:
pais
ciudad
lugar
dia
organizadores
participantes
y la incluimos en el programa..
si ya esta hecho, no tienen nada mas que hacer que anunciar que esa actividad se suma a Palavra no mundo.
un cariño nuestro para ti
gabriel
____________________________________________________________________________________
Gabriel Impaglione, de l' Argentina solicita que la Paz y la Poesía estén incluidas en l' acontecimiento Mundial la Palabra en el Mundo (de 14 el 17 de mayo). La ficha de confiramção se llena abajo. Un colada y agradecido por l' inclusión de l' Acontecimiento Paz y Poesía, de Brasil, a Belo Horizonte, Verano de Minas Gerais. Descripción de l' acontecimiento Arte por la Paz: S' actúa d' un acontecimiento sin finales lucrativos o usados, excepto las donaciones de los propios organizadores, para pequeños gastos, en caso necesario y su trabajo, con l' ayuda de asociaciones (véase abajo). Cada Poeta representa las academias, a entidades y a grupos a los cuales pertenecen. Son distribuidos dados libros nuevos de Poesía, o semiusados, sin daños, embalados en papel - imaginación, para presentear a los artesanos y a los artistas de l' llamada feria d' artesanía (y arte). A seguir, los Poetas por la paz y la Poesía, dicen poemas (recital). En l' último año, este estuvo a cielo abierto, en este año será en AMIGO (Asociación Minera de prensa). En 2007, distribuimos 152 miles poemas-não solamente en la fecha, pero durante todo l' año, en varios eventos-1200 libros, dados por los propios organizadores y participantes, redactoras, etc en este año, de 2009, pretendemos más donaciones de libros, por lo tanto los artesanos de la feria llegan casi 3000 personas. Las libras se embalan en un mutirão de poetas voluntarios y se suministran algunos ya embalados. Nota explicativa: El " ; BOI" ; c' es un folguedo de danzas, del folclore brasieliro. Fue aportado al Belo Horizonte por l' artista y l' profesor Severino Iabá, que lo coordina con el fotógrafo y el poeta visual Eliane Velozo. El nombre BUEY SONSOSADO es un homenaje al gran autor brasileño João Guimarães Rose, inclisive con la distribución a las guías de rosas cor-de-roda. Para l' acontecimiento Paz y Poesía, por mayoría de las rosas, será blanco. Rosas rosado serán colcoadas en las estatuas de bronce d' autores mineros, por ejemplo, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Fernando Sabin, Paulo Mendes Champs, que esté en el paso del desfile de poetas con Boi.Mira más en caminhosdorosa.blogspot.com/2008/07/cortejo-do-boi-rosado.html
Gabriel Impaglione, de l'Argentine sollicite que la Paix et la Poésie soient incluses dans l'événement Mondial le Mot Dans le Monde (de 14 le 17 mai). La fiche de confiramção est remplie au-dessous. Une accolade et reconnaissante par l'inclusion de l'Événement Paix et Poésie, du Brésil, à Belo Horizonte, Été de Minas Gerais. Description de l'événement Art par la Paix : S'agit d'un événement sans fins lucratives ou usées, excepté les donations des organisateurs eux-mêmes, pour de petites dépenses, si nécessaire et son travail, avec l'aide de partenariats (voir au-dessous). Chaque Poète représente les académies, des entités et des groupes auxquels appartiennent.
Ce sont des distribuidos livres de Poésie, donnés, nouveaux ou semi-usados, sans dommages, emballés dans papier - fantaisie, pour presentear aux artisans et aux artistes de l'appelée foire d'artisanat (et art).
À suivre, les Poètes par la paix et la Poésie, disent des poèmes (récital). Dans l'année passée, ce a été à ciel ouvert, dans cette année sera dans AMI (Association Minière de presse). Dans 2007, distribuimos 152 mille poemas-não seulement à la date, mais pendant tout l'année, dans plusieurs eventos-1200 livres, donnés par les organisateurs eux-mêmes et participants, éditrices, etc. Dans cette année, de 2009, nous prétendons plus donations de livres, donc les artisans de la foire arrivent presque 3000 personnes. Les livres sont emballés dans une mutirão de poètes volontaires et quelques-uns sont livrés déjà emballés.
Note explicative : La " ; BOI" ; c'est une folguedo de danses, du folklore brasieliro. Il a été apporté les Belo Horizonte par l'artiste et l'enseignant Severino Iabá, qui le coordonne avec le photographe et le poète visuel Eliane Velozo. Le nom BOEUF ROSÉ est un hommage au grand auteur brésilien João Guimarães Rose, inclisive avec la distribution aux passants de roses cor-de-roda. Pour l'événement Paix et Poésie, à la majorité des roses, ce sera blanc. Des roses rose seront des colcoadas dans les statues de bronze d'auteurs miniers, par exemple, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Fernando Sabin, Paulo Mendes Champs, qui soient dans le passage de la parade de poètes avec le "Boi" (Boeuf).
Regardez plus en caminhosdorosa.blogspot.com/2008/07/cortejo-do-boi-rosado.html
_____________________________________________________________________________
Gabriel Impaglione, of l' Argentina solicits that event Peace and the Poetry is including in l' world-wide event the Word in the World (of 14 the 17 of May). The card of confiramção fills down. A tap and been thankful for by l' inclusion of l' Event Peace and Poetry, of Brazil, to Belo Horizonte, Summer of Minas Gerais.
Description of l' event Art by La Paz: S' d' acts; an event without lucrative or used end, except the donations of the own organizers, for small expenses, in necessary case and its work, with l' aid of associations (it is seen down). Each Poet represents the academies, to organizations and groups to which they belong. Poetry books new, or semiused, without damages, packed in paper - imagination are distributed to dices, to presentear to the craftsmen and the artists of l' call fair d' crafts (and art).
To follow, the Poets by La Paz and the Poetry, say poems (recital). In l' last year, this was open-cast, in this year will be in FRIEND (Mining Association of press). In 2007, we only distributed 152 thousand poems-não in the date, but throughout l' year, in several events-1200 books, given by the own organizers and participants, editors, etc in this year, of 2009, we try more book donations, therefore the craftsmen of the fair arrive almost 3000 people.
The pounds race in mutirão of voluntary poets and they provide themselves already some sprinted. Explanatory note: " ; BOI" ; c' it is a folguedo of dances, the folklore brasieliro. It was contributed to the Belo Horizonte by l' artist and Teacher r Severino Iabá, that coordinates with the photographer and visual poet Eliane Velozo. The name OX ROSE is a tribute to great Brazilian author João Guimarães Rosa, inclusif with the distribution to the guides of roses in the color rose. For rhis event Peace and Poetry, will by the majority of the roses, will be white. Roses pink will be placing in the bronze statues d' famous authors, for example, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, that is more in the passage of the parade of poets with Boi.
You can see more in caminhosdorosa.blogspot.com/2008/07/cortejo-do-boi-rosado.html
A lista de livros doados , sairá em breve.
Junte-se a nós.
A poesia pede passagem.
Se está nos divulgando, envie seu endereço de blog, parceria, doação de livros, -para incluirmos sua participação,etc.
PAZ & POESIA 2009 - MASCOTE É APRESENTADO
.
Foto e cenário: Iara Abreu
Protótipo imitando uma pomba, feito em material reciclável, que mais parece um "avião atômico" (na opinião de Bilá Bernardes) é o mascote do PAZ & POESIA 2009.
Ela foi apresentada na CASA DE CULTURA ARTE PELA PAZ e promete despejar muita PAZ e POESIA no evento deste ano.
Embora ainda falte a chancela definitiva da diretora Clevane Pessoa, a pomba conquistou os organizadores com sua simplicidade e simpatia.
Confira algumas de suas especificações:
100% papel reciclável
25 cm de comprimento
34 cm de envergadura
5 cm de espessura
Asas são flexíveis
Haste em madeira
Olhos feitos de feijão preto
O protótipo é assinado por Antônio Dayrell (http://antoniodayrell.blogspot.com/)
Mais informações sobre o evento acesse o blog instituto imersão latina - imel :
http://imersaolatina.blogspot.com/search?updated-max=2009-04-28T17%3A17%3A00-03%3A00&max-results=10
---- Mensaje original -----Fecha: Sun, 26 Apr 2009 00:01:10 -0700 (PDT)De: "Clevane Pessoa"
--- Em dom, 26/4/09, Clevane lopes
Poemas até 20 linhas, para llobus@gmail.comDoação de livros:entregar na ONG Arte Pela Paz--:Av.Olegário Maciel 1133
Belo Horizonte, MG ou no Restaurante D.Preta, no bairro Ipiranga-Rua Joaquim Francisco da Silveira 745.-Belo Horizonte, MG.Claudio Marcio poderá passar e recolher: cel:91487589Correio:PAz R POESIAA/C Clevane Pessoa
Rua dos Assistentes Sociais, 244belo Horizonte, MGDivulgarei na segunda outros pontos de recolhimento.Clevane30840-080---------- Forwarded message ----------From: Clevane lopes
Date: 2009/4/25Subject: Re: Paz e Poesia ( Urgente):Acontecerá dia 17 de maio, de 2009-->Avisem aos demais Poetas pela Paz e pela PoesiaTo: severinoiaba.arte@yahoo.com.br
Severino;Como sabe, não fui à última reunião oir causa do repouso por ordem médica- e disseram-me, ao telefone ,que adiou-se para 16- e eu não verifiquei o dia da semana. Logo a Bilá me avisou que domingo é 17.
Amanhã, passarei uma chamada geral:17 de maio, das 10 ao meio dia.Obrigada, um fraterno abraço e um bom domingo:ClevaneEspero que todos se avisem, mandarei para o mailing.Claudio Márcio continua recolhendo os livros, depois faremos o mutirão para embrulhar com papel de presente, Marco diagrama tudo (llobus@gmail.com)
2009/4/25 Severino Iabá
Clevane, agora vai ser mesmo no sábado o Paz e Poesia ou no domingo ? Não estão divulgando a data errada? Beijo do Severino.--- Em qua, 22/4/09, Clevane lopes
De: Clevane lopes
Para: asasdeborboleta@yahoo..com.br, "clevane pessoa dearaújolopes"
Data: Quarta-feira, 22 de Abril de 2009, 20:14
Divulgação/PAZ e POESIA adiado para 16/05/2009(*)Clique em "mostrar imagens" para ver as fotos.O Boi Rosado estará com os poetas Pela Paz e Pela poesia, na Chuva de Poesia de 16/05/2009, em ,Feira de Artesanato das 10h ao meio dia.
Poetas devem enviar um poema pequeno (mais ou menos até 20 linhas), para llobus@gmail.com(Poeta e fotógrafo Marcos Llobus, que diagramará os poemas para a impressão das flipetas).
Um abraço:Clevane
N:Já estou bem melhor, começo a teclar eu mesma.Ajudem a divulgar a nova data e, se ainda não remeteu, mande seu poema.Clevane Pessoa de Araújo lopesDiretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte,
MG-Brasil.Vice-Presidente do Imersão Latina (IMEL)Embaixadora Universal da Paz PAZ:dale un Poema (un pequeno Poema por La Paz, asta 20 lineas)Nueva fecha:16 de maio, en Belo Horizonte, Brasil
(*) Como ainda estou de repouso, adiou-se a data 26 de abril para 16 de maio.Por favor, divulguem.
---------- Forwarded message ----------From: Clevane lopes
Imagens : a)Alunos mostram as rosas que serão distribuídas ou formarão canteiros por onde o Boi Rosado , de belo Horizonte, MG,deixa sua marca...b)Peças da Obra de Bia Lessa, no Museu da Língua Portuguesa(expo sobre "Grande Sertão, Veredas", de Guimarães Rosa)-em 2006.
Muito já se escreveu sobre Guimarães Rosa, esse homem, que com sua prosa poética atrai e encanta tantos e de tão diferentes graus de educação e cultura.O Boi Rosado, folguedo que o homenageia, oferece rosas em sua memória.Dele cuidam , em Minas, dois pernambucanos;Eliane Velozo-poeta visual e fotógrafa-e Severino Iabá(*), professor, artista, poeta.
Visite o blog desse BOI, que em 2006, começou em Cordisburbo a tradição da brincadeira e da distribuição de rosas:www.caminhosdorosa.blogspot.com/
Clevane Pessoa de Araújo LopesDiretora Regional do InBrasCiVice-Presidente do IMEL(Instituto Imersão latina).Visite o blog , organizado por Brenda Mars, sua Presdiente:http://imersaolatina.blogspot.com
(*)a)Severino IabáBelo Horizonte, Minas Gerais, BrasilSeverino Iabá,professor,ecologista e artista plástico, coordenador das operações de arte do projeto "Manifesto das Flores" em andamento.( contato: severinoiaba@yahoo.com.br ou (031)91711314
"Um Mar de Rosas Nas veredas do
Sertão":vejam quanta simbologia nesta frase!b)Artistas do Projeto: Eliane Velozo,Severino Iabá,Marina Mípus e Vitor Silva,Elaine,Letícia Reis,
Postado por Outros Espaços Poéticos às 15:31 0 comentários
Marcadores: no Museu da Língua Portuguesa(expo sobre Guimarães Rosa), Obra de Bia Lessa
Marcadores:
A Palavra No Mundo -A Palavra No Mundo
A CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz
Foto:A Dra.Andreia Donadon, Governadora em Minas Gerais do InBrasCi, posa com a presidente, Dra. Marilza de castro, tendo ambas participado aticamente das ações do PAZ belo Horioznte, MG-ao lado das estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava.Andreia é itabitana, criada em santa Bárbara e atualmente, reside em mariana, onde desempenha seus papéis, inclusive de presidente da ALC/matiana, somando rudo á PAZ e à confraternidade.
D.Marilza reside no Rio de Janeiro (Sede do InBrasCi) e também está, muitas vezes, em visita a Minas onde, com sua simpatia, conquista cada vez mais espaços e pessoas.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
ANDREIA DONADON, PRESIDENTE DA ALB/MARIANA,GOVERNADORA DO InBRasCI E QUE PERTENCE A VÁRIAS ACADEMIAS LITERÁRIAS,NOSSA INDICADA PARA EMBAIXADORA DO CERCLE DE LES AMBASSADEURS UNIV. DE LA PAIX-GENEBRA, SUIÇA, EM MARIANA, A CIDADE PRIMAZ DE MG-BRASIL, NOS COMUNICA QUE AGORA, TAMBÉM FAZ PARTE DA CONFRARIA CAPPAZ.DESSA FORMA, SEU TRABALHO CONTÍNUO FICA ASSIM , AINDA MAIS COMPLETO.
PARABÉNS!
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
BELO HORIZONTE-MG-BRASIL
ABAIXO, A COMUNICAÇÃO:
"Compartilhando com os amigos do INBRASCI, da ALB-Mariana.
Apresento aos amigos, A CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz. Visitem o site! Agradecimentos especiais ao poeta amigo, Anibal Albuquerque, pela indicação do meu nome para ser Presidente Seccional da CAPPAZ em Mariana-MG. Cumprimentos as confreiras e confrades da Confraria Artistas e Poetas pela Paz.
Fraternalmente,
Andreia Donadon Leal
Presidente Seccional CAPPAZ - Mariana-MG"
Cara Confreira
ANDRÉIA DONADON LEAL,
Presidente Seccional Mariana/MG-BR; a CAPPAZ
lhe dá as boas-vindas e a abraça fraternamente.
Clique no link para ver a sua página.
http://www.cappaz.com.br/andreia.htm
Marcadores:
A CAPPAZ - Confraria Artistas e Poetas pela Paz
sábado, 2 de maio de 2009
Concurso de poesias "Centenário de Franklin Cascaes
Escrito por Comissão Organizadora
Sáb, 26 de Janeiro de 2008 08:30
Toda pessoa pode participar do Concurso de poesias "Centenário de Franklin Cascaes". Não importa se você nunca escreveu um poema antes, ou se já tem livros publicados. O único pré-requisito é gostar de poesia, é sonhar e dividir seus sonhos. É compartilhar o amor. É viver e cantar a vida. Para participar, você deve seguir alguns passos:
Cadastrar-se no site
Registre-se no site para ter acesso às áreas reservadas apenas aos participantes do concurso. Nessa área estará disponível o formulário para envio de seus poemas e também a área para o pagamento da taxa de inscrição.
Realizar o pagamento da taxa de inscrição
Você pode pagar de várias formas: transferência bancária, cartão de crédito, boleto bancário, doc, em qualquer banco. Após você se registrar, esta opção estará disponível para você.
Enviar seus poemas
Após o pagamento da taxa de inscrição, você acessa aqui mesmo no site a seção para enviar seus versos.
Site para cadastrar-se:--->
Conheça Franklin Cascaes, artista plástico, ceramista, folclorista, gravurista, pesquisador, nascido em 16 de outubro de 1908 em Itaguaçu:
Quem foi Franklin Cascaes PDF | Imprimir | E-mail
Escrito por Comissão Organizadora
Sáb, 24 de Janeiro de 2009 01:22
Florianópolis, ilha da magia. O apelo aparece em reportagens, folhetos promocionais e campanhas publicitárias para exaltar as belezas naturais e a qualidade de vida de “um lugar aonde quem vem uma vez apaixona-se e logo quer voltar”, inclusive para morar. Mais do que apenas marketing para encantar turistas, porém, sua origem está na cultura popular da cidade, repleta de causos sobre bruxas, crendices e simpatias — relatos passados de geração a geração que ninguém soube valorizar, ouvir e registrar como Franklin Cascaes.
No ano que marca o centenário do professor, pesquisador, folclorista, gravurista e escritor, deve-se ao seu trabalho o que restou dessas “crenças espirituais fantásticas que dão vidas simbólicas fictícias a seres invisíveis”. A fúria do progresso, cujas conseqüências como poluição, descaracterização e especulação imobiliária ele denunciou até sua morte, fez com que a Política (“uma madame manhosa”) invariavelmente levasse a melhor sobre a madame tradição (“um monumento de beleza que o homem errante, habitante do globo terráqueo, guarda carinhosamente nos baús do seu pensamento e, na maioria das vezes, oralmente, oferecendo aos descendentes, imortalizando-a”). Sobraram a “beleza incomparável” da Ilha de Santa Catarina, enaltecida em toda a sua obra, e uma trajetória pessoal que a Madame História, “na sua sutil e nobre sabedoria secular”, certamente abençoaria.
Cascaes nasceu em 1908 no bairro Itaguaçu (parte continental de Florianópolis), à época pertencente ao município de São José. Desde cedo, ajudava os pais em tarefas ligadas ao cotidiano da comunidade, como fazer balaios, armar cercas de bambu, tecer tarrafas e cordas de cipó, moldar peças de argila e trabalhar no engenho de farinha. Entre uma tarefa e outra, era exposto às lendas contadas pelos pescadores e agricultores a respeito de seres mitológicos, seus estranhos poderes e suas ocorrências no interior da ilha, despertando seu interesse pelo assunto que exploraria nas décadas seguintes.
O talento para retratar o que escutava — no papel, no barro ou na pedra — o levou a lecionar na escola de Aprendizes e Artífices de Santa Catarina (atual Centro Federal de Educação Tecnológica — Cefet), a convite do diretor da instituição, o professor Cid rocha Amaral. Durante cerca de 40 anos, Cascaes ensinaria desenho, escultura, modelagem e trabalhos manuais, construindo uma carreira que vem sendo estudada pela aluna Denise Araújo Meira em sua dissertação de mestrado em educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Foi nas dependências da escola que, em 1946, o professor começou a aprofundar seu mergulho pelos costumes, práticas e conhecimentos dos descendentes dos açorianos que colonizaram Florianópolis. Na época, a provinciana capital aderia incondicionalmente ao desenvolvimento urbano, abrindo mão do passado em prol de um estilo de vida trazido dos grandes centros. Aos 38 anos, talvez prevendo que, se as mudanças continuassem naquele ritmo, pouco da cidade que ele aprendeu a amar chegaria intacta aos netos e bisnetos dos pioneiros, Cascaes trilhava a direção contrária.
Às suas próprias custas, passou a coletar antigas histórias, que tratava de eternizar em alguma das muitas artes que dominava. Havia virado artista, então? Sim, mas não com essa intenção. Mesmo se quisesse, não poderia abandonar o magistério: “Não dá para viver de arte, o artista é sempre pobre, visto como um malandro”, dizia. Em vez de lamentar a falta de apoio, embrenhava-se pelo interior da ilha, onde se sentia mais à vontade com as manias e o linguajar peculiar dos manezinhos — traduzidos com fidelidade em seus escritos — do que com a última novidade tecnológica incensada pelos “almofadinhas” da cidade.
Graças ao que o clichê acadêmico convencionou chamar de “resgate” perpetrado por Cascaes, veio à tona todo um universo imaginário condenado ao desaparecimento em nome da modernidade. Como, por exemplo, as diferenças entre bruxas e feiticeiras. Conforme a explicação de Nicolau, a Sulpício do Quintino, as primeiras são “muhié malina que nascero cá sina, somente, pra podê fazê o máli (Congresso Bruxólico). Em outra passagem (Balanço Bruxólico), Cumpadre zeferino as descreve ao Cumpadre Manuéli como “canahias desavergonhadas (...), não é a toa que no céu da boca delas nasce um dente canino.”
Os manezinhos tinham suas razões para temer e odiar as tais bruxas: elas roubavam embarcações, davam nós nas crinas e nos rabos dos cavalos (isso quando não os faziam galopar pelos ares!), “inticavam” com as pessoas mais velhas, chupavam sangue das criancinhas e aprontavam mil e umas “malas-arte”. Já as feiticeiras eram “as muhié que só pricuro fazê o bem prôs sôs próximo”, continua Nicolau. Nessa categoria entram as curandeiras e benzedeiras como sinhá Marculina do Joronço. Ao examinar Zeferino, que “não tugia nem mugia”, “desmaiado e sem fala, que nem um boneco de cera virgem”, ela diagnosticou o caso como “empresamento por vingança bruxólica cipoadamente balanceira”.
As ilustrações acentuam o caráter sobrenatural dessas narrativas. Inspirado por ossos de peixes, garras, escamas e demais elementos do mar, o artista forjava bruxas cadavéricas e pontudas. no livro Franklin Cascaes: Uma cultura em transe (editora Insular), o autor evandro André de Sousa observa que, mais tarde, essas criaturas aparecem relacionadas ao “asfalto, à eletrificação, à construção de prédios no lugar dos antigos casarios coloniais, aos avanços tecnológicos como a ida do homem à lua, a popularização da televisão, a construção da segunda ponte e a intensificação do turismo” — situações que assustavam Cascaes mais do que qualquer praga rogada por uma mulher “enganadeira dos marido com os próprios cumpadres”.
Antes de a preocupação com o meio ambiente transformar-se em retórica onipresente em qualquer segmento “inteligente” da sociedade, ele já atacava o descaso com a natureza. “Que fazem os homens responsáveis pela fauna e pela flora? Nada, é tudo conversa fiada”, indignava-se contra aqueles “que têm a distinta obrigação social, técnica-ambiental de protegê-las contra a ganância desenfreada de ricos depredadores”. E lamentava: “Que pena, ó minha mui querida Ilha de Nossa Senhora do Desterro! O homem que vive este século está obcecado pelo deus inferior que o está conduzindo por caminhos tão tortuosos que me fogem à imaginação, para poder comentar a direção certa da sua desaconselhável caminhada.”
Cascaes não viveu para ver alguns de seus piores temores confirmados, como o aterramento de mangues para sedimentar empreendimentos comerciais, as “favelas de ricos” (como se referia aos prédios de apartamentos) alterando radicalmente a paisagem da cidade e ruas sendo duplicadas para dar vazão ao trânsito crescente. Sua morte, em 1983, o impediu também de presenciar histórias que desafiam a lógica muito mais do que aquelas recolhidas em suas andanças pelos recônditos da ilha. Só que, desta vez, protagonizadas por gente letrada, urbana e vivíssima. Até demais."
* Texto do jornalista Emerson Gasperin, publicado no jornal “O Catarina” nº 68, da Fundação Catarinense de Cultura.
____________________________________________________________________________________
Pagamento da taxa de inscrição PDF | Imprimir | E-mail
Escrito por Comissão Organizadora
Dom, 25 de Janeiro de 2009 15:29
Você pode realizar o pagamento através de transferência entre contas, boleto bancário ou cartão de crédito. Utilizamos os serviços do site PagSeguro/Vakinha, uma empresa do grupo Universo On-Line - UOL.
Clique no link correspondente e você será redirecionado para uma página segura, onde poderá realizar o pagamento utilizando boleto bancário, transferência ou cartão. Qualquer dúvida ligar para (48) 8826-2192.
Após realizar o pagamento, envie seus poemas para o e-mail poesias@concursodepoesias.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo correio, de acordo com o regulamento.
OBS: Caso tenha dificuldade em utilizar o sistema PagSeguro/Vakinha, poderá ainda depositar diretamente em uma destas contas abaixo, não esquecendo, entretanto, de enviar o comprovante scaneado por e-mail ou pelo correio juntamente com suas poesias.
BRADESCO: Ag. 1499-0 - conta 37289-7
HSBC: Ag. 0134 - conta 00130-00
Ambas em nome de Wladimir Crippa, CPF 659429650-72
Pagamento a partir de 23 de abril: R$ 20,00
____________________________________________________________________________________
REGULAMENTO:
Escrito por Comissão Organizadora
Sáb, 24 de Janeiro de 2009 00:15
Objetivando incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos, estamos realizando o Concurso de poesias Cem Anos de Franklin Cascaes, com o apoio do Instituto Arco-Íris e da União Catarinense de Estudantes - UCE- o qual será regido pelo seguinte
REGULAMENTO:
1. Pode concorrer qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, desde que os textos inscritos sejam em língua portuguesa. Os trabalhos não precisam ser inéditos (porém não podem ter sido anteriormente publicados na forma impressa) e a temática é livre.
2. As inscrições se encerram no dia 16 de maio de 2009. Os trabalhos enviados após esta data não serão considerados para efeito do concurso, e, assim como os demais, não serão devolvidos. Para tanto será considerada a data de postagem (correio e internet).
3. O limite de cada poesia é de até 2 (duas) páginas.
4. Os textos devem ser em folha A4, corpo 12, espaço 1,5 e fonte Times ou Arial.
5. As inscrições podem ser realizadas por correio ou pela internet da seguinte forma:
a) Via postal (correio): os trabalhos podem ser enviados em papel, CD ou disquete 3 ½ para
Instituto Arco-Íris
Travessa Osmar Regueira, 56 - centro
Florianópolis - SC - CEP 88010-470
b) Internet: os trabalhos devem ser enviados em arquivo .odt, .doc ou .rtf para o e-mail poesias@concursodepoesias.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
6. As POESIAS devem ser remetidos em 1 (uma) via, devendo, em folha (ou arquivo) separada, conter os seguintes dados do concorrente:
- nome completo / nome com o qual assina a obra e que será divulgado em caso de premiação;
- data de nascimento / profissão
- endereço (com CEP) / e endereço eletrônico (e-mail).
7. Cada concorrente pode realizar quantas inscrições desejar.
8. O valor de cada inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais), podendo o autor/autora inscrever até 3 (três) textos por inscrição. A inscrição deverá ser paga através das opções disponíveis no site oficial do concurso. Para inscrições realizadas com antecipação (até o dia 17/04) o valor será de R$ 15,00 (quinze reais).
9. Os resultados serão divulgados pelo nosso site www.concursodepoesias.com.br, pela mídia e individualmente (por e-mail) a todos os participantes, no dia 15 de junho de 2009.
10. A Comissão Julgadora será composta por 5 (cinco) nomes ligados à literatura e com reconhecida capacidade artístico-cultural. A Comissão poderá conceder menções honrosas ou especiais.
11. As decisões da Comissão Julgadora são irrecorríveis.
12. A premiação será nos seguintes valores:
1º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e publicação do texto em livro;
2º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e publicação do texto em livro;
3º lugar: R$ 1.000,00 (mil reais) e publicação do texto em livro.
Os textos premiados, inclusive os que forem agraciados com menção honrosa, serão publicados em livro (sem ônus para seus autores, inclusive de remessa postal) e cada um destes autores receberá dez exemplares, em troca do que cedem os direitos autorais apenas para esta edição específica que não poderá ultrapassar a tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares. Os exemplares restantes desta edição serão preferencialmente distribuídos por bibliotecas e escolas públicas."
14. A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.
MAIS INFORMAÇÕES: concurso@concursodepoesias.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (48) 8826 2192
Última atualização em Ter, 14 de Abril de 2009 19:25
______________________________________________________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)