terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Paz e Poesia-2008-reuniões










Quando recebi a nomeação para Embaixadora da Paz, pelo cercle de les Ambassadeurs Univers.de la Paix(Genebra, Suiça, com Secretaria hoje, em Orange, França), fiquei em estado de graça, pois sempre digo que "A Paz é meu Bem Maior"(poema neste blog).
O poeta Claudio Márcio Barbosa de Belo Horizonte, então,em minha casa, contou-me sobre várias ações das quais já participara, pela Paz.

Partiu então dele, e aquiesci no apoio e participação, a idéia de fazermos um evento Pela Poesia e pela Paz, no dia 30/03/2008.O mês, celebrava mulher, artesão,bibliotecário, gráfico .
E decidimos entregar aos artesãos da Av.Afonso Pena, que tanta gente atraem aos domingos, na capital mineira, livros embrulhados para presente.

Pela Internet, comecei a convidar poetas para enviarem poemas.
Cento e cinquenta e dois responderam.Na verdade, mais, porque muitos mandaram e foram cair, seus e-mail, nos em massa.Os aldravistas de Mariana nos enviaram seus belos poemas.Poetas do Exterior, aderiram, qual o Clemente Padín, uruguaio renomado, que nos mandou seus fotos de Poesia Visual e numa delas, o poeta emporesta o corpo para letra "A" de PAZ.

Marco Llobus, poeta e artista plástico, Presidente da Rede Catitu, tomou a si a árdua tarefa de diagramar e formatar cada poema.Optamos por um de cada autor,Não fora o prazo, teríamos muito mais poetas participantes.Poemas de todos os gêneros:haikais, trovas, poemas concretos, visuais, sonetos, versos livros, poetrix...

Alguns , por motivos vários, inclusive de trabalho, apenas compareceram na distribuição.
Mas antes dela, nos reunimos na BELOTUR, para que cada poeta escrevesse na camiseta branca do outro, um poema.Foi um momento tocante e de muito congraçamento.
Neste blog e em outros, publiquei muitas fotos desse evento.

Nestas fotos aqui, mostramos nossa primeira reunião, depois uma feita na capeila da ONG Associação Arte pela Paz (Rosa negra, eu -Clevane Pessoa-e Bilá Bernardes.
Também aparece Angela Togeiro, quando, em 28/03/08, nos reunimos em mutirão para embrulhar os livros (que ela registrava), nada menos que 1200 -e ainda doamos alguns para a biblioteca da Casa arte pela Paz, em reconhecimento por nos terem cedido espaços reunião.

Os artesão feirantes ficaram felizesm muitos disseram que jamais isso acontecera com eles (ser presenteados com livros).

O motico dessa rememória é que vamos partir para uma nova aventura:fazer o PAZ e POESIA em 2009.

Mandem poemas, apenas no tema paz(um por poeta), para pessoaclevane@gmail.com

Os flyers com poemas de 2008, foram impressos, graciosa=mente, pela Gráfica editora O Lutador, conhecida pela excelência de seu trabalho.
Os poemas já foram mandados para muitas partes do mundo e do Brasil. E até agora, sção distribuídos pelo MUNAP(Museu Nacional da Poesia) , pelos aldravistas de Mariana/MG,para lá e onde viajam., pelo Instituto Imersão Latina (IMEL), na UEMG,por Tânia Diniz, por mim( em novembro de 2008, nos III Jogos Florais de Balneário de Camboriú, inclusive quando entreguei as trovas da presidente da UBT/Balneáriod e canboriú, Gislaine Canales e distribui os flyers a todos os participantes.), no Centro Cultural Lagoa do Nado(nos saraus de poesia, na entrega dos certificados dos Amigos da Paz, da Arte, da poesia e da vida que concedemos), na própria associação Arte pela Paz (um braço da banda DOMINUS de Belo Horizonte), no estande do BH na PAZ, por Aldréia Donadon, no PNL(Programa Nacional de Leitura-em São paulo ), aos alunos da Escola João Benevides(Mariana), no Centro Cultural S.Bernardo (evento Árvore da paz que a Embaixada da paz em Belo Horizonte organizou, com parcerias do pp CCSB, Rede Catitu , IMEL, etc.No recente Encontro de Voluntários do TRJ,"Dia do Voluntariado", com a ONG Alô Vida, distribuimos os poemas para crianças e adultos.Entre outros eventos mais.
Parece o milagre da multiploc, dos 152 mil poemas que a Gráfica editora O LUTADOR fez para nós.ação da Poesia:sempre temos um pouco ainda para distribuir ou um muito necessário.

Dois blogs no tema da Paz foram abertos.Um deles é este, aberto a quem nos enviar textos e fotos na temática da Paz e da Harmonia individual e universal.

Clevane pessoa de Araújo Lopes

Fotos do acervo do poeta Claudio Márcio Barbosa.
Na foto da promeira reunião, da esquerda para a direita:Zé Ênio, do UNIAC,Silvia Motta do CBLP),Bilá Bernardes(pertence a vários grupos de poetas) , Tânia (filha de bilá que nos abriu o e-mail poesiaepaz@gmail.com , Claudio Márcio Barbosa,(OnG Alô Vida), eu (Clevane pessoa) e Ricardo Evangelista.
Crédito da foto:LLobus.

Na capela da ARte Pela paz :Rosa Negra, eu -Clevane pessoa_ e Bilá Bernardes.

Angela Togeiro registar todos os livros doados.Fizemos o mutuirão para embrulhar os presentes na sexta, uma vez que a ONG não abre sábado e o evento seria dia 30, domingo pela manhã.Mas fluiu rapidamente, em clima de alegria pelo dever cumprido e o frisson da espectativa.
Na data, Claudio Márcio nos entregou , para cada poeta, uma cópia do alvará quen nos permitia distribuir os poemas na feira de artesanato, em semáforos, etc.Alegria geral.

A chuva de poesia, uma metáfora concreta...Concretizada...
Crédito:Claudio Márcio Barbosa.

A partir de agora, rememorarei, com fotos, esse evento que tanta alegria nos deu, pelo prazer de partilhar poesia, entre nós e com os demais...

Clevane Pessoa de araújo Lopes

Embaixadora Universal da Paz.

3 comentários:

virgínia além mar floresta vicamf / disse...

Parabéns querida Clevane
pelo título merecido, pelos eventos do Poesia e Paz.
Parabenizo a todos Poetas militantes de BH e integrantes do evento passado.
Que neste ano o sucesso e a repercussão sejam amplas como o desejo de plasmar um futuro menos
belicoso e alicerce de uma sociedade melhor para as gerações futuras, façamos nossa parte.
abraços afetuosos , lemrando nossa amiga comum Maria Angélica ( Bilá Bernardes)
vossa admiradora, virgínia f. além mar

Direito e Poesia-Autora Silvia Araújo Motta-BH-MG-Brasil disse...

INCANSÁVEIS AMANTES DA PAZ

Acróstico-tradicional Nº 1850
Por Sílvia Araújo Motta

I-Independente do idioma, a PAZ é universal...
N-Na terra, no mar, nações ou espaço sideral.
C-Catalão:pau; espanhol:paz; bretão: Peoc'h
A-A Indonésia traduz: damai; Letônio: miers
N-Na Grécia:ειρήνη Coreano:평화 Curdo:Aştî
S-Saudações causam emoções; dão lições!
Á-Árabe: سلا Feroês: friður; Frisão: freden
V-Ver em Latim:pax; Polonês:pokój;
E-Em Francês:paix; Húngaro: béke;
I-Italiano:pace; Lituano:taika;Bósnio:mir
S-Sérvio: mir; tcheco:mir; Croata:mir
-
A-Ao brindar em Tagalo: kapayapaan
M-Muita paz! Estoniano: rahu; Klingon:roj
A-Alemão: Frieden Finlandês: rauha
N-Na Rússia: мир Japonês: 平和
T-Turco: Barış Tradicional Chinês: 和平
E-Eslovaco:mier; holandês:vrede;
S-Sueco:fred; romeno:pace; ucraniano: мир
-
D-Dinamarquês: fred; Búlgaro: мир
A-Albanês: paqe; Norueguês: fred;
-
P-Paco:em Esperanto; hebraico: שלום
A-A PAZ é fruto que faz reconciliação,
Z-Zelar sem cansar por ela traz união.
-
Belo Horizonte, 30 de junho de 2008.
-
http://recantodasletras.uol.com.br/acrosticos/1059368

---------------------------------

Nadia Khalil Thalji disse...

Tem espaço para poetas pela poesia e pela paz.
entrem em contato:
http://www.forumsocialdajuventude.com.br
de 12-17 de julho na PUC em Porto Alegre