sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Poetas pela paz e pela poesia, 10 de setembro, na Praça Sete-Belo Horizonte


Painel acima criado por Marco Llobus, onde contamos a gênese do grupo Poetas Pela paz e pela Poesia.



imagem meramente ilustrativa.







Rogério salgado, idealizador com Virgilene Araújo do Poesia na Praça Sete.Foto.Brenda Mars


Abaixo:2010-Poetas Pela Paz e pela Poesia em abrigo de idosos, que receberam os saquinhos de poesia do projeto Pão e Poesia, de Diovvani Mendonça, por ele doados) - (foto:Lu Peçanha)




Nossa mascote, a pomba da Paz, criada pelo poeta Antonio Dayrell.Painel de fundo:criação da artista Iara Abreu.







Poetas pela paz e pela Poesia e Boi Rosado, em desfile pela Feira de Artesanato-Belo Horizonte.



Na imagem acima ( primeira), capa do cartaz com a gênese e ações do Paz e Poesia, tendo, no versos, poemas enviados .Criação de Marco Llobus.Os poetas Pela Paz e pela Poesia, foram homeageados, por dois anos consecutivos-2008 e 2009, , no megaevento "Bh na Paz" (certificado "por uma Bh Melhor" e troféu) , promovido pela ONG Arte pela Paz., na Praça da estação, em Belo horizonte, MG.Vários de nós, são Embaixadores da paz, pelo Cercle Universel de Les Ambassadeurs de la Paix, Genebra, Suiça/Orange, França.

><**><

Hoje estaremos no Poesia na Praça Sete, na qualidade de grupo convidado.
Nossa apresentação será após os números dos convidados para solo (Bilá Bernardes e Rodrigo Leste) ,
Os poetas deverão trajar branco, ou camisetas brancas,.

Para que ,tradicionalmente, escrevam uns nos outros, os poetas poderão levar canetinhas de tinta para tecido, pois camisetas escritas com canetas normal correm o risco de se mancharem , dos versos se apagarem.

Entre 14,30 e 15 horas, estaremos concentrados e no ritual de escrever pela Paz.

Conosco, vai se apresentar o Boi Rosado-folguedo criado em hmenagem a João Guimarães Rosa, coordenado pelo prof. E artista Severino Iabá e por Eliane velozo, fotografa.Ambos são pernambucanos, radicados em MG –e assim promovem o sincretismo cultural.

O boi rosado, distribuirá suas tradicionais rosas (dentro da ação “Mil Rosas para o Rosa”)

O evento completo ocorre das 15 às 18 horas.

Neste ano, distribuiremos um lindo material, criado por Marco Llobus, onde contamos a história de nosso grupo “Poetas pela Paz e pela Poesia” e estão publicados os poemas que nos chegaram para tal.

Pretendemos, periodicamente, editar os poemas pela PAZ, e além disso, em nossos blogs específicos, há muitos textos e poemas no tema, visite, por exemplo: poetaspoesiaepaz.blogspot.com
Mande , quando quiser, o seu poema!



><**><

Programação total:



Poesia na Praça Sete

Foi apresentado, a promeira apresentação poética do Poesia na Praça Sete, na sexta-feira, "dia 27 de agosto, , das 15h às 18h, na Praça Sete, no quarteirão fechado entre a rua Tamóios e a avenida Afonso Pena, acontece a primeira etapa o Poesia na Praça Sete, que chega à sua quarta edição. O projeto foi idealizado pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo, realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura."

"Na abertura da primeira fase se apresentaram "os poetas Eugênio Magno e Marlene Reis Barbosa. As Metáforas Poéticas Sonoras e Criativas ficam a cargo do grupo Sarau Tropeiro, formado por Ricardo Evangelista, Suely Silva e Gibran Muller. Além das apresentações poéticas, acontecerá a aula pública de poesia, com a poeta e educadora social Virgilene Araújo.

"O Poesia na Praça continua em setembro com o grupo Família Poética Gonçalves e os poetas Anderson Lobo e Maria da Cruz (dia 3);

Grupo Poetas Pela Paz e pela Poesia os poetas Rodrigo Leste e Bilá Bernardes (dia 10);

Grupo “Queijim Mineiro” e os poetas João Luiz Gonçalves\Jotagê e Coleta Lutkenhaus (dia 17);

E, no dia 24, o grupo Capoeira Unida Volta ao Mundo, do Mestre Toninho Cavalieri, além das poetas Aurita Barbosa dos Santos e Dulce Batista.

O projeto Poesia na Praça Sete promove, desde 2006, poesia para as pessoas que frequentam o espaço e para as que circulam constantemente pelo centro da capital mineira. Também é um importante momento para se popularizar a poesia."

Fonte:http://www.guiaentradafranca.com.br/agendaG.php?idUrl=7053

><**><

Algumas fotos :



Veja mais, em :http://caminhosdorosa.blogspot.com/2009/03/boi-rosado-na-praca-da-gloria.html


O Boi Rosado desfila pela Praça de Artesanato em belo Horizpnte (Av.Afonso Pena, com os Poetas Pela Paz e Pela Poesia), artistas e simpatizantes.


Poetas Pela Paz e pela Poesia

Poetas pela Paz e Pela Poesia, homenageados em 2008 (e depois em 2009), pela ONG BH na Paz)

No verso de milhares de flyers - esse, o de 2008 - há um poema pela PAZ, doado por seu autor, que assim participa, mesmoi se estiver à distância, até mesmo de outros países.

(Leia mais em http://angelatogeiro.googlepages.com/pazepoesia-embelohorizonte)

<>**><**<>
Mascote do Paz e Poesia, criada pelo Poeta Antonio Dayrell.

Árvore da poesia, no centro Cultural S.Berrnardo- ação dos Poetas pela paz e pela poesia, em 2008.Participação de Crianças e idosos (ver mais , em poetaspoesiaepaz.blogspot.com/2008_04_01_arch...)

08><
Poetas pela paz e pela Poesia-concentração no Posto da BELOTUR-Belo Horizonte, MG
Foto:Marco llobus, Presidente da Rede Catitu.



Poetas escrevem pela Paz nas camisetas uns dos outros.

(veja mais em mgpoetasdelmundo.blogspot.com/2010/08/poesia-..._

><***><

2010-Poetas Pelas Paz e pela Poesia em abrigo de idosos, que receberam os saquinhos de poesia do projeto Pão e Poesia, de Diovvani Mendonça, por ele doados) - (foto:Lu Peçanha)

Os poetas pela Paz e Poesia, na Associação Mineira de Imprensa gentilmente cedida por seu Presidente, Wilson Miranda.-2009-Foto:Brenda Mars-Presidente do IMEL.


><**><

De 2008 a 2010:

Organizadores:Claudio Márcio Barbosa, Marco llobus e Clevane Pessoa

Equipe de apoio:
Iara Abreu, Fátima Sampaio, Antonio Dayrell, Angela Togeiro, Brenda Mars

Entidades de apoio:Centros culturais, AMI (Associação Mineira de Imprensa) , Associação Arte pela Paz, Rede Catitu de Cultura, Cercle Universel de Les Amabassadeurs de la Paix, através de seus embaixadores, e outras vide verso do flyer, em foto acima)


Divulgação:
Blos de Clevane Pessoa, do IMEL(INstituto Imersão latina), Centro Cultural casa do fernando, Joaquim Evónio (Portugal), Jornal Aldrava(Mariana), MG-Poetas del Mundo,

Participação aberta e apresentação dos poetas inscritos .



Desde 2009, os Poetas Pela Paz e Pela poesia, integram o "Palabras en El Mundo"-vide acima- organizado por Gabriel Impaglione (Argentina), Tito Alvarado(Canadá) e Alex Pausides(Cuba).

(*(**)*)

Oportunamente divulgaremos mais apoiadores e participantes.

Clevane pessoa
Embaixadora Universal da Paz
CUAP